Ciência

NASA usa câmeras da Nikon para ajudar astronautas a fotografarem a Lua

A câmera, apelidada de HULC, é uma versão modificada da Nikon Z9. Ela é adaptada para suportar as condições extremas da Lua
Imagem: Agência Espacial Europeia/A. Romero

A NASA e a Nikon uniram forças para desenvolver uma câmera especial para o programa Artemis na Lua. Segundo os cientistas, este dispositivo permitirá que os astronautas capturem imagens da Lua com uma qualidade sem precedentes.

A câmera, apelidada de HULC (Handheld Universal Lunar Camera ou Câmera Lunar Universal Portátil), é uma versão modificada da Nikon Z9. Ela é adaptada para suportar as condições extremas do espaço, incluindo variações de temperatura e radiação.

Projetaram a HULC com lentes Nikkor e um revestimento térmico especial para resistir ao regolito lunar — as finas partículas de poeira que cobrem a superfície da Lua.

Essa lente utiliza um design óptico avançado, com elementos de dispersão asféricos e extra baixos. Eles trabalham em conjunto para controlar aberrações esféricas e cromáticas. Isso resulta em imagens de alta nitidez, clareza e precisão de cores

Fotos e vídeos da NASA melhores na Lua

Ao equipar os astronautas com tecnologia de ponta, a NASA espera não apenas melhorar a documentação visual das missões lunares, mas também abrir novos caminhos para a exploração espacial.

Membros da tripulação da NASA usaram a câmera para capturar imagens de tarefas geológicas durante simulações de passeios lunares no Arizona, nos Estados Unidos.

Durante o programa Apollo, os membros da tripulação tiraram mais de 18.000 fotos usando câmeras portáteis modificadas. No entanto, essas câmeras não tinham visores, dificultando a vida dos astronautas.

O principal diferencial, de acordo com a NASA, é que nova câmera lunar terá um visor e recursos de vídeo. Assim, é possível capturar imagens estáticas e vídeos em um único dispositivo.

Primeiro, testaremos a câmera na Estação Espacial Internacional antes de levá-la à Lua. Isso garantirá que faremos todos os ajustes necessários para que a HULC opere de forma otimizada no ambiente lunar.

Por fim, para melhor manuseio com luvas espaciais, a HULC terá um punho personalizado com botões projetados especificamente para serem pressionados com luvas de traje espacial.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas