Seguindo com os esforços para levar a pesquisa espacial indiana às alturas (literalmente), a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro) vai lançar nesta sexta-feira (20) às 23h a Gaganyaan, seu mais recente projeto.
É com a Gaganyaan que, no futuro, o país quer levar astronautas indianos para a Lua. O lançamento desta sexta poderá ser acompanhado ao vivo a partir das 23h.
O teste vai demonstrar se uma tripulação de três astronautas pode escapar com segurança do foguete em caso de mau funcionamento. O lançamento vai ser feito do Centro Espacial de Satish Dhawan, localizado na ilha de Sriharikota.
Veja ao vivo o lançamento da nave indiana
Quanto a missão vai custar?
O governo desenvolveu o Gaganyaan, que significa em sânscrito ‘embarcação ou veículo para o céu’, com o custo total de 90 bilhões de rúpias (cerca de R$ 5,5 bilhões).
A fins de comparação, o orçamento projetado para o primeiro ciclo da Artemis, da NASA, é de algo em torno de R$ 468 bilhões até 2025.
O objetivo da Índia é enviar os astronautas para uma órbita de 400 km e trazê-los de volta após três dias.
Se tiver sucesso, a Índia vai se tornar o quarto país a enviar um ser humano para o espaço. Até o momento, somente União Soviética, dos EUA e China já enviaram humanos para a Lua.
A Índia já entrou para a história como o quarto país a conseguir pousar uma sonda robótica em solo lunar e o primeiro a pousar com humanos no polo sul da Lua.
Entre os novos investimentos previstos pelo governo indiano, está a criação da “Estação Bharatiya Antariksha” (Estação Espacial Indiana) até 2035. Outros planos ousados envolvem o envio de uma missão orbital de Vênus e um módulo de aterrissagem em Marte.