Ciência

Navio 5x maior que Titanic zarpou podendo vazar metano na atmosfera

Grupos ambientalistas dizem que o vazamento de metano dos motores do navio é um risco inaceitável para o clima. Gás é mais perigoso que o CO2
Imagem: Royal Caribbean/Divulgação

No último sábado (27), o maior navio de cruzeiro do mundo, o Icon of the Seas, fez a sua viagem inaugural já se envolvendo em uma polêmica: a de poluir o meio ambiente. Grupos ambientalistas demonstraram preocupação de que a embarcação, movida a GNL (Gás Natural Liquefeito), acabe por liberar metano no ar — um gás de efeito estufa mais perigoso do que o CO2.

O navio optou pela queima de GNL com a promessa de ser mais limpo do que o combustível marítimo tradicional. Mesmo assim, ele apresenta maiores riscos para as emissões de metano.

Isso porque os ambientalistas dizem que um potencial vazamento de metano dos motores do navio é um risco inaceitável para o clima devido aos seus efeitos nocivos a curto prazo.

“É um passo na direção errada”, disse à agência Reuters Bryan Comer, diretor do ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo). “Estimamos que a utilização de GNL como combustível marítimo emite 120% mais gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida do que o diesel marítimo”.

Metano do navio preocupa 

O GNL emite mais emissões de gases de efeito de estufa devido a algo chamado “deslizamento de metano”. O deslizamento é quando o GNL não é totalmente queimado pelo motor, provocando emissões de metano.

Estima-se que durante o ciclo de vida médio de uma única carga de GNL são emitidos o equivalente a 270 mil toneladas de CO2. Isso exigiria algo em torno de 240 mil árvores para compensar tais emissões.

Além disso, o metano retém cerca de 80 vezes mais calor do que o CO2 durante 20 anos após a sua liberação na atmosfera. Por isso, na prática, contribuiu para aumentar o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O Icon of the Seas é um navio da norueguesa Royal Caribbean International. Ele zarpou de Miami, nos EUA, com capacidade para transportar quase 8 mil passageiros, ao longo dos seus 20 decks. Ele tem 365 metros de comprimento — extensão igual à de uma fila de vinte e quatro ônibus — e quase 70 metros de altura — o equivalente a um prédio de 23 andares.

Além disso, o navio tem o maior parque aquático flutuante do mundo. São sete piscinas, a maior delas com 540 metros quadrados, por exemplo. O navio é 5 vezes mais pesado que o Titanic e custou mais de R$ 8 bilhões.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

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