_Brinquedos

Navio de guerra Yamato Lego é a maior embarcação já feita em Lego

Assim como o seu contraparte, este Navio de Guerra Yamato é a maior embarcação já construída em Lego. Com 6,7 metros de comprimento, ele levou 6 anos e 4 meses para ser completado por um dos nossos vencedores do nosso concurso Lego. (atualizado)

Assim como o seu contraparte, este Navio de Guerra Yamato é a maior embarcação já construída em Lego. Com 6,7 metros de comprimento, ele levou 6 anos e 4 meses para ser completado por um dos nossos vencedores do nosso concurso Lego. (atualizado)

O Yamato – junto com seu navio irmão Musashi – foi o maior navio de batalha já construído: 263 metros de comprimento e 37 metros em seu ponto com maior largura. Feito por Jumpei Mitsui, a versão Lego foi construída com escala de minifigura (1/40), o que foi uma tarefa incrível que resultou nestas especificações:

• 6,7 metros de comprimento
• 90cm de largura
• 150kg
• mais de 200 mil peças de Lego

E, é claro, o seu aspecto é incrível:

O verdadeiro Yamato foi afundado tentando chegar a Okinawa em uma missão pra lá de suicida. O plano — que fazia parte da Operação Ten-Go — era aportar a embarcação próximo a Okinawa para poder usar seus nove canhões navais Tipo 94 calibre 18,1"/46cm — os maiores já usados em qualquer navio de guerra — como artilharia não afundável contra forças terrestres dos Estados Unidos. Felizmente para as forças Aliadas, o plano falhou: dois submarinos dos EUA encontraram o navio (como se fosse algo muito difícil de se fazer) e ele foi destruído por 320 aeronaves em duas ondas de ataques da Força Tarefa 58, resultando em uma explosão que foi vista a 160km de distância.

É possível que o USS Harry S Truman — feito por Malle Hawking — conseguisse destruir este monstrengo aí, mas eu duvido. No entanto, eu adoraria vestir uma fantasia de Godzilla para poder atacá-lo. [página do Jumpei]

Atualização: Jumpei Mitsui respondeu a algumas perguntas que eu fiz sobre seu impressionante modelo:

Jesus Diaz: qual foi a parte mais difícil?

Jumpei Mitsui: é um trabalho muito difícil expressar as curvas da proa. O Yamato possui uma curva bastante distinta na proa, coisa que repeti quatro vezes para conseguir a curva perfeita. Isto significa que eu a destruí e reconstruí quatro vezes.

Também me levou mais de três anos para bolar a ideia de como conseguir fazer o Crisântemo — o símbolo do imperador japonês — corretamente. Eu acho que o que eu consegui foi a melhor maneira de expressá-lo com peças de Lego sem usar cola ou um elástico.

JD: e além do tempo gasto no projeto, quanto custaram todas as peças?
JM: é muito dfícil dizer quanto porque praticamente todo o Yamato (99,99%) é feito de blocos cinzas velhos. Mas eu tenho certeza que me custaria milhões de ienes se eu comprasse todas as peças novas.

Sair da versão mobile