_Tecnologia

NBA All-Star Game: veja como funciona a quadra de LED interativa

Tecnologia já foi testada pela FIBA, mas os fãs de basquete ainda estão desconfiados com o uso da tecnologia na quadra de vidro. Saiba mais do jogão de hoje!

A temporada regular da NBA fará uma breve pausa neste final de semana para um dos eventos mais aguardados do ano. É o “All-Star Weekend”, que entre suas principais atrações tem o aguardado jogo das estrelas da liga de basquete norte-americana neste domingo (18).

Mesmo com as presenças confirmadas de estrelas como LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry, outra “atração” deste evento tem chamado bastante a atenção e está dando o que falar, a quadra tecnológica.

Os jogadores vão pisar sobre uma enorme tela de LED capaz de mudar o design da quadra em tempo real. Além disso, conforme um pequeno teaser divulgado pela organização do evento no YouTube, o display poderá gerar animações ao vivo durante todo o decorrer das competições que ocorrerão no local.

Vai mostrar até replays do All-Star Game

Outro destaque da quadra tecnológica é que também exibirá replays e apresentará estatísticas. Mas também oferecerá alguns minigames interativos com o público durante os intervalos das competições.

Durante o concurso de três pontos, por exemplo, que será disputado por Stephen Curry, do Golden State Warriors, e Sabrina Ionescu, do New York Liberty, enquanto algum dos atletas estiver realizando suas tentativas em uma parte da quadra, a outra irá exibir dados estatísticos sobre a competição.

Nas redes sociais, as reações foram mistas. Enquanto alguns internautas elogiaram a iniciativa e as novas possibilidades que o display pode oferecer para o esporte, muitos outros levantaram preocupações sobre se a tecnologia atrapalha o acompanhamento das partidas ou a performance dos jogadores.

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) já testou a tecnologia no ano passado. Foi durante a Copa do Mundo de Basquete Feminino Sub-19, realizada em Madri, na Espanha. Assim, como é possível ver no vídeo a seguir, as animações e a iluminação da quadra não atrapalham a experiência dos espectadores. E também não incomoda as atletas em quadra.

Por fim, se a experiência durante o All-Star Game for bem-sucedida pode ser que as quadras tecnológicas cheguem em mais arenas dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile