De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a Netflix está se preparando para transmitir seu primeiro evento esportivo. O vazamento indica que a gigante do streaming estaria em negociações para promover uma torneio de golfe com o elenco das produções “Full Swing”, um documentário com atletas profissionais de golfe, e “Drive to Survive”, com pilotos de Formula 1.
Começar com esta competição — que, verdade seja dita, é um pouco inusitada — é uma estratégia para atrair tanto a audiência de entusiastas de esportes, quanto de assinantes que não costumam acompanhar competições esportivas com frequência.
A empresa ainda tem adotado uma postura de prudência em relação à transmissão de eventos esportivos. No entanto, nos últimos meses, alguns vazamentos revelaram que a empresa está dando indícios de que está mesmo estudando investir pesado no segmento dos esportes.
Alguns rumores indicam que a empresa chegou a negociar a exclusividade dos direitos de transmissão da Formula 1 e desbancar os canais ESPN, do grupo Disney, mas não conseguiu fechar um acordo. Algumas informações extraoficiais também indicam que a Netflix também negociou direitos de competições de tênis, ciclismo e outras modalidades pouco populares entre o grande público.
A notícia da possível transmissão do torneio de golfe de celebridades repercutiu bem no mercado financeiro. As ações da Netflix registraram uma alta próxima de 3% após as revelações feitas pelo Wall Street Journal.
Netflix ao vivo?
Aos poucos a empresa vai entrando e entendendo melhor o que funciona e o que não vai bem em transmissões ao vivo. Recentemente, a empresa transmitiu um especial de stand up comedy do humorista e ator Chris Rock ao vivo. A empreitada foi muito bem sucedida, uma vez que acabou pegando carona na polêmica do tapa do Oscar de 2022.
No entanto, a companhia ainda não tem levado muita fé em transmissões de eventos em tempo real. Em especiais ao vivo de realities shows, por exemplo, a Netflix não teve o mesmo retorno de audiência e chegou a registrar alguns fracassos. Por isso, a empresa chegou a cancelar o formato e deve continuar apostando no formato tradicional, liberando temporadas dos realities originais gradativamente.