Em 1989 uma cena mexeu com os sonhos de milhares de crianças e adolescentes de todo mundo: um cara que viajava no tempo num DMC12, chegava ao ano de 2015 e recebia um par de tênis bem esquisitão, que tinha como principal característica o sistema de cadarços que se ajustavam automaticamente.
Bum! Estava criada uma geração que cresceu sonhando um dia calçar o tal par de tênis e, quem sabe, andar a bordo do skate voador.
A cena descrita é uma das mais emblemáticas do segundo episódio da trilogia De Volta Para o Futuro e o cara em questão é Marty McFly, personagem de Michael J. Fox.
22 anos, dezenas de protótipos, homenagens e especulações depois, eis que a NIKE não esperou o ano de 2015 para a anunciar o lançamento oficial do AIR MAG – esse é o nome oficial do tênis esquisitão.
O tênis foi apresentado hoje, num evento em Los Angeles que mexeu com a comunidade sneakerhead de todo o planeta desde ontem à noite (madrugada aqui do Brasil), quando os convidados – formadores de opinião e autoridades em sneakers de todo o planeta – começaram a chegar aos seus quartos de hotel em LA, encontrando sobre a cama uma caixa-convite que continha um par de óculos prata – o mesmo do Doc. Emmett Brown, personagem de Christopher Lloyd – um iPod Shuffle, com uma mensagem que dava pistas do que estava por vir, além de guloseimas saídas diretamente dos anos 80. A essa altura uma conta no Youtube já divulgava um vídeo teaser de uma sala repleta de pares do tênis e a conta @AirMag começava a fazer barulho no Twitter.
http://www.youtube.com/watch?v=eihSPj9lSMw&feature=player_embedded
O evento de apresentação começou com uma tour pelos estúdios da Universal, com direito a passagens pelos mais emblemáticos cenários dos três De Volta Para o Futuro e inspeção minuciosa do DMC12/máquina do Tempo.
Do passeio para um auditório, onde o CEO da NIKE, Mark Parker, começou a falar o que todos esperavam: Sim! O AIR MAG está entre nós!
Parker passou a bola para Tinker Hatfield, hoje vice presidente de design e inovação da empresa, designer famoso por ter criado alguns dos modelos mais emblemáticos da marca do swoosh — AIR MAX e AIR JORDAN, só para ficar nos primeiros exemplos, além dos protótipos do AIR MAG usados nas filmagens.
Hatfield mostrou o tênis em detalhes, os sketch originais, falou do processo de criação e, junto com Parker, anunciou os detalhes sobre sua comercialização: 1500 pares apenas, vendido através de um leilão no eBay – que começa hoje à noite e vai até o dia 18 – com lucros revertidos para a MJF Foundation, fundação criada pelo ator Michael J. Fox para levantar fundos para pesquisa e combate ao Mal de Parkinson (doença da qual é portador).
A cada dia serão leiloados 150 pares, com o total de 1500 atingidos no décimo e último, e o valor arrecadado será dobrado ao final do leilão – o que deve totalizar uma generosa quantia.
A versão 2011 do AIR MAG foi criada como uma réplica exata do original usado no filme, com os painéis de LED e o logo NIKE eletroluminescente na tira de velcro.
A decepção — além do fato de que o AIR MAG vai continuar sendo um sonho distante para a maioria dos mortais? O sistema de power laces (que fazia o tênis amarrar sozinho seus cadarços e fechar as tiras de velcro) ainda não está incluso nessa fornada – apesar dos registros de patente terem ‘vazado’ há alguns bons meses – o que nos deixa a esperança de que veremos outro lançamento dessa magnitude em 2015.
Tá com uma grana reservada e quer tentar a sorte? O endereço do leilão (ativo apenas a por volta da meia noite, hora do Brasil) é www.nikemag.ebay.com.
Hoje é um dia que vai ficar definitivamente na história da cultura sneaker.
(Fotos por Jeff Carvalho/Highsnobiety)