A Nike vem prometendo o lançamento dos tênis que se amarram sozinhos há algum tempo. Finalmente sabemos quando eles estarão à venda: a partir do dia 28 de novembro, o HyperAdapt 1.0 poderá ser experimentado e comprado em algumas lojas dos Estados Unidos.

• A Nike vai começar a vender ainda neste ano o tênis que se amarra sozinho
• Estrela de “De Volta para o Futuro” demonstra na TV o tênis que se amarra sozinho

Inspirado no Air Mag, usado pelo Marty McFly, do filme De Volta para o Futuro II, o calçado possui um sistema de cadarços internos e um sensor de pressão na sola. Ao colocar os pés no calçado, os cadarços são apertados de acordo com uma “equação algorítmica de pressão” e é possível ajustá-los por meio de um par de botões.

Alguns LEDs indicam quando os sapatos estão sem baterias. Sim, é preciso carregar os seus tênis. Segundo a Nike, uma recarga dura cerca de 3 horas e a autonomia é de cerca de 2 semanas. Para recarregá-lo, é só colocar um suporte magnético parecido com as soluções feitas para smartwatchs. O vídeo da Wired, em inglês, demonstra como o HyperAdapt 1.0 funciona:

No ano passado, a Nike chegou a mostrar uma reedição do Air Mag, de De Volta para o Futuro II, e presenteou o ator Michael J Fox (que era o Marty McFly do filme) com um par.

Não há informação sobre preço ainda, mas já podemos esperar por valores bem salgados.

[The Verge via Wired]