Em 1898, Nikola Tesla previa guerras com drones
Nikola Tesla foi uma pessoa à frente de seu tempo. Além das suas contribuições com a corrente alternada nos sistemas elétricos, o inventor previu os smartphones, as televisões e aparentemente os drones, os quais pensou que poderiam causar grande destruição.
Numa patente registrada no dia 8 de novembro de 1898, Tesla descreve uma invenção que não exige fios ou condutores elétricos. Ele afirmava ter encontrado uma maneira de mover “embarcações” ao “produzir ondas, impulsos ou radiações que seriam recebidas pela terra, água ou atmosfera” e que isso chegaria ao objeto enquanto ele “permanecesse dentro de uma região de atividade ou de efetividade.”
Ele estava se referindo a ondas de rádio, que naquela época era um conceito relativamente novo (a primeira vez que foram feitas previsões sobre o tema foi em 1867 e elas só passaram a ser usadas nas comunicações nos anos 1890). Ele ainda as descreveu como “oscilações elétricas que não seguem nenhum caminho condutor em particular, mas se propaga em linhas retas pelo espaço.”
A patente, “Method Of And Apparatus For Controlling Mechanism of Moving Vessels or Vehicles” (Método e aparato para mecanismos de controle de embarcações ou veículos, em tradução livre) também tem trechos que detalham previsões de Tesla para uma guerra com drones. Ele afirma que isso poderia promover a paz entre as nações devido a sua “capacidade de destruição ilimitada”.
A patente e as afirmações de Tesla foram trazidas para a internet pelo tecnologista Matthew Schroyer, que publicou alguns excertos e uma cópia da patente do Twitter.
Tesla wrote in his drone patent that unmanned vehicles would bring world peace through mutually assured destruction. pic.twitter.com/3a9Vra5iNS
— Matthew Schroyer (@MattSchroyer) August 15, 2016
Tesla previu o potencial dos drones como armas de guerra, quase um século antes dos veículos aéreos não tripulados (VANTS) serem utilizados na chamada “Guerra ao Terror”. Só os EUA já mataram centenas de pessoas com esses equipamentos.
No entanto, a sua previsão de que os dispositivos “promoveriam a paz” entre as nações ainda não se confirmou. A única tecnologia que chegou perto disso foram as bombas atômicas, que contiveram ataques entre os Estados Unidos e a União Soviética durante meio século, graças a ameaças de ambos os lados.
O primeiro drone utilizado em uma guerra – ou mais especificamente, o primeiro drone não tripulado – foi inventado na Primeira Guerra Mundial. O Kettering Bug era um biplano que carregava uma bomba e era capaz de voar numa rota pré-estabelecida até um alvo. Era uma alternativa muito cara e dependia de um processo muito complicado, que implicava na destruição do avião depois do uso, já que ele explodia junto. Além disso, ele não conseguia mudar o curso depois do início do voo.
Ainda assim, sempre é interessante observar as patentes e previsões de Tesla e ver como pensava uma das mentes mais controversas da história.
Foto do topo: United States Patent and Trademark Office.
[Popular Science]