Lembra quando seus pais diziam que sentar muito perto da TV podia te deixar cego? Bem, agora quando os pais disserem para os filhos pequenos para desligar o 3D do Nintendo 3DS, porque isso pode prejudicar a visão – eles na verdade estarão certos.

A tradução automática é um pouco grosseira, mas a essência é clara: a Nintendo emitiu um aviso que crianças menores de 6 anos não devem usar o modo 3D do 3DS, porque sua visão ainda está “em estágio de desenvolvimento,” e a maneira como o 3D estereoscópico funciona, enviando imagens diferentes para cada olho, “tem um impacto potencial no desenvolvimento dos olhos das crianças.”

Para manter as crianças longe do 3D, aparentemente o 3DS terá um controle para pais que irá travar o 3DS no modo 2D. Mesmo com o controle para pais, isso é meio maluco: um videogame que crianças não devem jogar? Então tomem cuidado, pais não-desnaturados!

Avisos como estes não são novidade: a Sony pede que “você consulte um médico (como um pediatra ou um oftalmologista) antes de permitir que crianças pequenas” joguem games em 3D. Mas, além de boa parte do conteúdo ainda continuar fraco, até que isto serve como um bom argumento contra o 3D, hein? [Nintendo Japan via Electronista]