Nintendo confirma aposentadoria de Charles Martinet, dublador original de Mario
A Nintendo comunicou que Charles Martinet, a voz original de Mario nos games, irá se aposentar como dublador do encanador italiano. A empresa afirmou que, a partir de agora, o ator irá se dedicar à função de embaixador do personagem, que é o grande símbolo da empresa.
A companhia afirmou que mesmo sem participar ativamente da dublagem do personagem, o ator de 67 anos continuará viajando o mundo para promover o Mario e interagir com os fãs da marca.
We have a message for fans of the Mushroom Kingdom. Please take a look. pic.twitter.com/L0kjQtwALr
— Nintendo of Europe (@NintendoEurope) August 21, 2023
Martinet começou carreira de dublagem na empresa em 1995, quando foi convidado para trabalhar em Super Mario 64, primeiro game 3D da franquia.
O desenvolvimento do título demorou aproximadamente 3 anos e, na época, era uma aposta bem arriscada, já que boa parte das empresas ainda não sabia bem como lidar com o 3D, apresentando jogos um tanto limitados e com jogabilidade bastante rudimentar. Isso foi completamente transformado pela Nintendo em 1996, quando o game foi lançado.
O título é um dos mais icônicos da história da empresa e ostenta o recorde de mais vendido da história do Nintendo 64, com mais de 11 milhões de cópias.
Além de Mario, Martinet interpretou outros personagens da empresa, como Luigi, Wario, Waluigi, Baby Mario e Baby Luigi.
Seu substituto ainda não foi anunciado, mas os fãs especulam que a escolha da “Big N” pode ser o ator Chris Pratt, que dublou o personagem em “Super Mario Bros. O Filme”, lançado em abril deste ano.
A empresa ainda afirmou que lançará um vídeo especial com as presenças de Shigeru Miyamoto, criador da franquia Mario, e Charles Martinet, com mais detalhes sobre este processo de transição, mas ainda não revelou a data em que o material será publicado.