Nintendo fecha acordo com Microsoft e terá “Call of Duty” por 10 anos
A Microsoft fechou um acordo com a Nintendo para garantir os games da franquia Call of Duty nos consoles da empresa japonesa por dez anos caso a aquisição da Activision Blizzard seja aprovada pelos órgãso reguladores.
Microsoft has entered into a 10-year commitment to bring Call of Duty to @Nintendo following the merger of Microsoft and Activision Blizzard King. Microsoft is committed to helping bring more games to more people – however they choose to play. @ATVI_AB
— Phil Spencer (@XboxP3) December 7, 2022
“A Microsoft assumiu um compromisso de 10 anos para trazer Call of Duty para Nintendo após a fusão da Microsoft e da Activision Blizzard. Estamos empenhados em ajudar a trazer mais jogos para mais pessoas – independentemente de como elas escolherem jogar”
O CEO do Xbox, Phil Spencer, também revelou um acordo semelhante com a Steam, plataforma de jogos da Valve, para disponibilizar a versão para PC de COD por dez anos na plataforma.
O acordo é um duro golpe na Sony, que solicita a invalidação da compra da Activision Blizzard por quase US$ 70 bilhões a agências reguladoras de Estados Unidos e Europa. O principal argumento da empresa é que a Microsoft possa reivindicar exclusividade para franquias populares como Call of Duty, o que tornaria a competição entre as empresas muito desequilibrada.
A Microsoft afirma que não pretende limitar o acesso a franquia, mas, sim, aumentar o alcance e disponibilizar o game para o maior número de plataformas possíveis. A empresa também usa o exemplo de Minecraft, adquirido em 2014, que até hoje continua disponível para os consoles da Sony.
O CEO da Sony veio a público no começo deste ano para reclamar de uma proposta que considerou inadequada. De acordo com Jim Ryan, a Microsoft havia proposto um acordo de apenas três anos de Call of Duty para os consoles PlayStation, caso o acordo de compra fosse adiante. A Microsoft afirma que está disposta a sentar com a Sony para chegar em um denominador comum sobre Call of Duty e outras franquias.