Previsto para chegar em 2025, o sucessor do Nintendo Switch pode não ter suporte para os Joy-Cons atuais. Os acessórios não teriam compatibilidade em razão de algumas diferenças de design e também dimensões entre os dois modelos.
As informações são do portal espanhol Vandal, que afirma manter contato com alguns fabricantes de periféricos da Nintendo. Segundo as fontes, o “Switch 2” é um pouco maior que o primeiro, mas ainda assim é um pouco menor que o Steam Deck, o console portátil da Valve.
Outra informação bastante relevante é que novos Joy-Cons possuem um sistema de fixação magnética. Este seria mais um dos fatores, que, juntamente com as novas dimensões, dificultariam a compatibilidade dos antigos com os dispositivos novos da empresa.
A boa notícia é que o Pro Controller atual será compatível com o Switch 2. Só que existe uma grande possibilidade de que a Nintendo lance uma versão atualizada do periférico.
Embora ainda não existam maiores detalhes sobre o novo videogame, a Nintendo tem o histórico de ousar e apresentar conceitos de videogames inovadores — ainda que o Switch 2 não deva se distanciar muito da proposta do Switch original.
O substituto do Nintendo Switch, que deveria chegar ao mercado ainda neste ano, teve o lançamento adiado, e deve ser estrear nos primeiros meses de 2025. O adiamento fez o valor das ações da empresa cair mais de 5% em fevereiro.
A Nintendo não divulgou oficialmente o motivo da demora, mas alguns rumores indicam que a empresa tomou a medida para evitar problemas de estoque durante o período de alta demanda pós-lançamento. Outras informações dizem que a companhia usa o tempo extra também para polir o sistema operacional do console.