No Japão, você assiste a TV, mas a TV também te assiste

O Google sonha há tempos com um hardware que saiba exatamente quem está asssitindo à televisão, o que facilitaria o processo de envio de publicidade e coisas do tipo. Agora, o canal japonês NHK está testando uma tecnologia semelhante e real, na esperança de criar algo parecido. De acordo com o New Launches, o software […]

O Google sonha há tempos com um hardware que saiba exatamente quem está asssitindo à televisão, o que facilitaria o processo de envio de publicidade e coisas do tipo. Agora, o canal japonês NHK está testando uma tecnologia semelhante e real, na esperança de criar algo parecido.

whatsapp invite banner

De acordo com o New Launches, o software experimental roda em um tablet, que usa a câmera para mapear as expressões faciais e calcular o humor e o nível de interesse do espectador.

O interesse do espectador é medido por sua face, expressão facial e movimentos. Por exemplo, se a expressão não mudar por certo tempo, provavelmente ele está concentrado no programa. No sistema atual, as diferenças são baseadas em comparação ao estado normal do usuário, mas a empresa garante que é possível saber se o espectador está satisfeito ou entediado.

Usando esta informação, a televisão pode recomendar os próximos programas. Ou, em um ato mais sinistro, pode aproveitar os momentos de emoção do espectador para colocar algumas propagandas melodramáticas. Medo. [Nikkei via New Launches]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas