Quando o Gizmodo US testou a câmera dos principais smartphones no mercado, notamos que um forte concorrente ainda está por vir: o Lumia 920. O Engadget foi para a Finlândia testar o novo aparelho da Nokia, e fez os testes: como um protótipo do Lumia 920 se sai contra a concorrência?

Sim, a câmera do novo Lumia fica bem à frente de outros aparelhos high-end – iPhone 5, Samsung Galaxy S III e HTC One X – em dois testes.

Primeiro, o Engadget quis saber o impacto da OIS (estabilização ótica de imagem) na câmera do Lumia 920. Como você vê abaixo, o vídeo do Lumia não é 100% estável, mas obviamente tem resultado bem melhor que no iPhone 5 – nele, a imagem fica muito tremida.

No Engadget, você pode ver que o treme-treme continua no Galaxy S III, quase que na mesma intensidade, mas com o HTC One X o resultado é ainda pior.

Depois, eles fizeram o teste de fotos em pouca luz. Já vimos isso antes no The Verge, e o Lumia 920 saiu muito à frente. Desta vez, também: o Engadget colocou cinco aparelhos (incluindo o Nokia 808 PureView) em modo automático e tirou fotos em um local pouco iluminado. Os resultados estão na imagem acima. Do Engadget:

O 920 ganha, sem dúvida, mas o iPhone não se saiu muito mal, capturando a luz quase tanto quanto o aparelho da Nokia. O 808 PureView também teve um desempenho muito bom, enquanto o HTC One X e o Samsung Galaxy S III geraram fotos inutilizáveis.

Como foram usadas as configurações automáticas, em vez de “modo noturno”, talvez a comparação pareça um pouco injusta. Por outro lado, esse é o resultado de tirar a câmera do bolso e fotografar – é o que fazemos na maioria das vezes.

Você pode ver no Engadget as fotos tiradas no local de teste. Eles também foram para as ruas testar os aparelhos, e o resultado foi este:

Quanto mais vemos do que o Lumia 920 é capaz, mais podemos deixar de lado a gafe de marketing que a Nokia cometeu: não param de surgir provas que a câmera do aparelho cumpre o que promete. Estamos ansiosos para ver o produto final (em novembro?), mas a Nokia ainda não anunciou oficialmente quando o veremos no mercado – esse problema, a Nokia ainda não resolveu. [Engadget (1), Engadget (2)]