_Smartphones

Nokia N8 chega ao Brasil no início de outubro

  O N8, novo carro-chefe dos smartphones da Nokia, já tem data para chegar ao Brasil. O aparelho será anunciado na primeira semana de outubro, num evento da empresa para toda a America Latina, e deve acompanhar o lançamento oficial do aparelho no mundo todo. Anunciado oficialmente em abril, o N8 já teve quase todas as suas habilidadesdissecadas em vídeos e fotos, tanto pela Nokia quanto por vazadores oficiais de smartphones. E a questão que fica é: ele está pronto para enfrentar o mercado topo de linha brasileiro?

O N8, novo carro-chefe dos smartphones da Nokia, já tem data para chegar ao Brasil. O aparelho será anunciado na primeira semana de outubro, num evento da empresa para toda a America Latina, e deve acompanhar o lançamento oficial do aparelho no mundo todo. Anunciado oficialmente em abril, o N8 já teve quase todas as suas habilidades dissecadas em vídeos e fotos, tanto pela Nokia quanto por vazadores oficiais de smartphones. E a questão que fica é: ele está pronto para enfrentar o mercado topo de linha brasileiro?

Apesar das críticas que vem recebendo pela ausência de novidades e pela insistência com o Symbian, a Nokia continua vendendo celular que nem água. E, diferente do resto do mundo, onde a maioria dos lucros da empresa ficam nos aparelhos de entrada, que são baratos mas vendem muito, o último levantamento do Gartner sobre o mercado brasileiro mostrou um crescimento significativo dos finlandeses no mundo dos smartphones nacionais, mesmo com a entrada do Android na disputa. Mas, na nossa enquete de qual smartphone é o sonho de consumo para o fim do ano, apenas 11% clicaram no N8.

A solução da Nokia pode vir em algo que sempre faz diferença: o preço. Desde o anúncio do aparelho, rumores de que o N8 chegará abaixo do preço da concorrência no Brasil pipocaram. Levando em consideração o preço dos smartphones topo de linha hoje – R$1.799 no iPhone e no Sony Ericsson X10, R$2.399 no Samsung Galaxy S (e ficamos no aguardo do Motorola Milestone 2, que chega já já) – se a Nokia realmente chegar com o pé na porta, a chance de sucesso do aparelho aumenta muito. Bom para o usuário, que poderá ter um smartphone poderoso com câmera de 12MP sem vender um rim. Mas a dúvida continua: será que o Symbian^3 e sua interface pouco modificada encara os sistemas concorrentes? E, Nokia, cadê o MeeGo (ou o Windows Phone 7, quem sabe)? [Obrigado, Paulo!]

Sair da versão mobile