_Eletrônicos

Nokia vai terceirizar desenvolvimento do Symbian

Continuando a estratégia divulgada em fevereiro, a Nokia vai eliminar 4.000 postos de trabalho até o final de 2012, principalmente na Finlândia, Dinamarca e Reino Unido. Outros 3.000 funcionários serão transferidos ainda este ano para a Accenture, que agora vai ficar responsável pelo desenvolvimento do Symbian. Peraí, mas quem é a Accenture? A Accenture é […]

Continuando a estratégia divulgada em fevereiro, a Nokia vai eliminar 4.000 postos de trabalho até o final de 2012, principalmente na Finlândia, Dinamarca e Reino Unido. Outros 3.000 funcionários serão transferidos ainda este ano para a Accenture, que agora vai ficar responsável pelo desenvolvimento do Symbian. Peraí, mas quem é a Accenture?

A Accenture é uma empresa bastante conhecida no mundo pelos seus serviços de consultoria, mas pelo que vemos eles também têm bastante experiência em tecnologia. Além de trabalharem com servidores e data centers, eles desenvolvem software, inclusive para dispositivos móveis – e têm uma área só para trabalhar com apps e plataformas mobile.

A Accenture trabalha com a Nokia desde 1994, e tem experiência, entre outros, com Symbian e Windows Phone. Sim, porque a Nokia também quer a ajuda da Accenture na plataforma Windows Phone: a empresa terá preferência da Nokia no que se tratar de serviços móveis para futuros smartphones.

Teremos que ver para saber como a Accenture vai lidar com o sistema operacional móvel mais usado do mundo – nenhum grande OS para mobile saiu da Accenture, até onde sabemos. Mas a terceirização parece ser uma boa solução, pelo menos para a Nokia e para os sindicatos: em vez de demitir 3.000 funcionários, eles serão apenas realocados para a Accenture, que depois vai encaminhar as carreiras deles. No final de 2010, a Nokia tinha 132.000 funcionários. [Nokia e Nokia via ZDNet e Wall Street Journal; imagem via]

Sair da versão mobile