A transição para o dígito 9 nos celulares da grande São Paulo pode ter sofrido com “instabilidades”, mas já está valendo. Só que o número novo acabou impedindo o acesso a apps como iMessage, Whatsapp e Viber. Mas resolver isso é bem tranquilo – veja como.

iMessage

No seu iPhone ou iPad, vá até o menu Ajustes e siga os passos:

1. Toque em “Telefone” e veja se o número já aparece com o dígito 9. Senão, coloque o dígito.

2. Toque em “FaceTime”. Desative e ative-o novamente, coloque sua senha do Apple ID e o novo número deve aparecer, já com o dígito 9.

3. Toque em “Mensagens”. Desative e ative o item iMessage, coloque sua senha da Apple ID e pronto.

Se o iMessage ainda não estiver funcionando, lembre que seus contatos também precisam seguir este procedimento. Só depois que eles atualizarem o próprio número, vocês poderão voltar a trocar mensagens entre si.

Whatsapp

O Whatsapp sabe que você pode mudar de número, e explica no FAQ o que fazer:

Passo 1: atualize seu status do WhatsApp com o novo número de celular.

Passo 2: Delete o WhatsApp, reinstale-o e registre-se com seu novo número de celular.

Em vez de desinstalar o app, você pode seguir o caminho Configurações > Informações da conta > Excluir minha conta, e refazer o cadastro – agora com o dígito 9.

É importante avisar no status que seu número mudou. Lembre que seus amigos só poderão falar com você quando eles atualizarem seu contato no celular incluindo o dígito 9.

Viber

O procedimento é semelhante ao do Whatsapp: vá em Mais > Desativar conta, refaça o cadastro com o dígito 9 e pronto. (Você também pode deletar e reinstalar o app de novo, se preferir.)

Vale o mesmo aqui: seus amigos precisam atualizar seu contato no celular com o novo número, com o dígito 9. Só assim eles poderão falar com você.

***

Se você precisa de um app para iPhone, Android ou BlackBerry que atualize a agenda com o dígito 9, clique aqui. E se o novo dígito lhe causou problemas com outros apps, diga nos comentários. [Usa Direito e ShowMeTech]