_Tecnologia

Nova atualização do Chrome vai melhorar reuniões por vídeo

Veja abaixo o que há de mais legal no novo update, que tem foco em melhorar experiência com videoconferências

Chrome

Imagem: Pexels/Reprodução

O Google liberou uma nova atualização do Chrome que implementa algumas melhorias na experiência dos usuários, com destaque para as chamadas de vídeo. Veja abaixo o que há de mais legal no novo update.

Novidades em videoconferências

Desde o início da pandemia, as videoconferências passaram a fazer parte da rotina de trabalho. Desde então, o Google fez uma série de atualizações e melhorias no Meet. Desta vez, porém, as otimizações forma implementadas diretamente no navegador.

Agora, os usuários que estiverem compartilhando a tela poderão alternar entre o conteúdo apresentado e a página do Meet com apenas um clique. Anteriormente, caso o usuário estivesse apresentando uma janela específica, fosse ela do navegador ou de algum programa nativo do sistema, precisaria de vários cliques para retornar à página do Google Meet.

Agora, mesmo fora do navegador, o Chrome exibe um pop-up no canto inferior da tela orientando o usuário a acessá-lo quando quiser finalizar a apresentação e retornar ao Meet. Ao clicar no pop-up o efeito é imediato e elimina a necessidade de cliques adicionais.

Além disso, exibição das guias que podem ser apresentadas foi simplificada. A exibição delas foi ordenada seguindo a ordem de mais acessadas para facilitar a visualização de quem está compartilhando a tela.

Outra novidade interessante é que o próprio navegador vai notificar o usuário caso compartilhe a tela acidentalmente e produza o constrangedor efeito de sala de espelhos.

Descodificação de hardware do formato de vídeo H.265

Na nova versão, o browser Google Chrome também oferece suporte ao High Efficiency Video Coding, conhecido também como H.265. A tecnologia oferece uma compressão até 50% melhor que o tradicional Advanced Video Coding, conhecido pela sigla AVC, em vídeos com a mesma qualidade. O recurso está disponível em todas as plataformas que oferecem decodificação de hardware, como Android, macOS, ChromeOS e Windows.

Simplificação de logins

Não é de hoje que o Google apresenta alternativas para os usuários de suas plataformas não precisarem decorar senhas e credenciais de acesso. Na nova versão do Google Chrome, a empresa está adicionando um método para facilitar e acelerar ainda mais o acesso às plataformas mais visitadas oferecendo todas as possibilidades de login em uma única interface.

Sair da versão mobile