O Google está liberando uma nova função beta para usuários do Gmail: a Caixa de Entrada por Prioridade (Priority Inbox). É uma forma de o Gmail aprender quais emails são importantes para você e garantir que você os veja primeiro. Ah, e ele funciona incrivelmente bem.

Eu estive experimentando um pouco a função de prioridade, e descobri que ela é bastante confiável, apesar de no começo tender a considerar muitas coisas como importantes.

Ela funciona assim: você vai encontrar um link no canto superior direito do seu Gmail em breve, e terá a oportunidade de usar a Caixa de Entrada por Prioridade. Você vai poder mexer em algumas configurações para deixar a função do seu jeito:

Feito isto, você passa a ver a Caixa de Entrada por Prioridade em vez da Caixa de Entrada padrão – mas você pode escolher entre elas a qualquer momento – e seus emails serão organizados por ordem de importância. A função baseia a importância de cada email no fato de você ter lido emails do remetente antes, ou se você já enviou email para ele, e outros fatores misteriosos. Se você vir que a função julgou mal um email, basta adicionar ou remover a marca de prioridade, assim como você adiciona ou remove um marcador (label) do Gmail.

Foram necessários uma dúzia de ajustes durante um dia, mas agora a Caixa de Entrada por Prioridade organiza meus emails de forma bastante precisa, colocando as pessoas de que mais gosto e meu chefe no topo da pilha de emails:

Como você pode ver, eu estava usando uma combinação confusa mas eficiente de marcadores para classificar a importância de cada email: o marcador direto indicava se eu ou uma mailing list era o destinatário, enquanto vários outros marcadores com empresas e pessoas marcavam outros fatores importantes. Se a função Priority Inbox continuar a ser tão boa quanto está agora, eu finalmente poderei abandonar o sistema de marcadores e confiar no Gmail. 

Agora, se o Google quiser implementar outra função, para encaminhar emails baseado em sua importância, aí eu estaria no céu. Fica a dica.