A quantidade de informação que o Google tem sobre seus usuários beira os níveis da psicopatia. Isso, entretanto, já não é mais novidade, mas para deixar tudo um pouquinho mais assustador, a companhia está lançando uma ferramenta que permite ver o histórico de localizações e retroativamente seguir cada passo que você deu.

side_menu_timeline.0

O Google já oferece um histórico dos lugares que você visitou. O Timeline faz uso deste histórico para mostrar todos os locais visitados por você em uma linha do tempo.

A função Timeline (ainda sem nome em português) está sendo liberada pouco a pouco aos usuários Google, para Android e desktop. Se o histórico de localizações da sua conta Google estiver ativo (é uma função padrão, mas é fácil de desativá-la nas configurações da sua conta), é só acessar o Maps e visualizar o seu histórico — em outras palavras: agora você pode stalkear a si mesmo como se não houvesse amanhã. Clique no menu lateral do Android ou no botão opções próximo à barra de busca no desktop e “Your Timeline” estará logo abaixo de “Seus lugares.

1351232220581998632O Google diz a novidade pode ser uma opção para se lembrar do bar que você foi outro dia, e deixando de lado todas as piadas de perseguição, eu consigo ver as possibilidades do Timeline: lembrar o que você fez quando estava bêbado feito um gambá será bem mais fácil, para começar.

Existem ainda algumas outras funções implementadas: caso você use o Google Photos para salvar fotos geotaggeadas, elas serão mostradas junto da sua localização, tornando ainda mais fácil lembrar onde você estava. É também possível clicar em lugares que você vai com frequência e dar nomes a eles — e eles são traduzidos automaticamente para uso normal no Google Maps e no Now.

No post do anúncio da novidade, o Google afirma que o Timeline é privado e visto apenas por você. É possível, inclusive, deletar uma localização, um dia ou o seu histórico completo. Mas, de qualquer forma, talvez seja uma boa hora para te lembrar que o Google já tem uma autenticação de dois fatores para logar na rede e caso você ainda não a esteja usando, você com certeza deveria. [Google]

Foto de capa: heiwa4126/Flickr