Nova geração de semáforos inteligentes chega a SP; veja como funcionam
Se você mora em São Paulo (SP), talvez tenha visto uma placa que diz “Semáforo em modernização”. Os sinais de trânsito capital paulistana ganharão uma tecnologia que transforma imagens em dados — o que, por tabela, deve agilizar o trânsito.
Os dispositivos contam com câmeras inteligentes, que realizam a leitura da quantidade de carros, transformam isso em dados e controlam o tempo de abertura do sinal para que haja mais fluidez no trânsito. Toda a programação pode ser alterada remotamente por operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em uma central de controle.
O novo sistema está sendo instalado e, por enquanto, já chegou a avenidas da zona oeste da cidade, como a Avenida Pompeia e o cruzamento da Avenida Doutor Arnaldo com a Rua Cardeal Arcoverde. Os novos semáforos podem ser identificados por uma faixa amarela presente na lateral da caixa de luzes.
Caso seja registrado um acidente, as imagens chegam em tempo real para a CET, o que também interfere no tempo de abertura do semáforo, de modo a melhorar o fluxo. A câmera moderna permite medir o acúmulo de carros em frente ao semáforo e substitui os chamados “laços”, sensores instalados no asfalto usados pelos semáforos convencionais.
Essa nova solução faz com que a operação do semáforo não seja afetada por recapeamento ou reparos, que normalmente exigem a remoção temporária do “laço” convencional. Outra novidade é que esses novos sistemas são conectados entre si.
A modernização é chefiada pela concessionária Ilumina SP, e monitorada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula). De acordo com a entidade, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos.
Já existem 16 semáforos modernizados em operação. A previsão inicial era que esse trabalho começasse em 2019, quando a gestão municipal anunciou uma licitação para contratar uma empresa que deveria instalar semáforos inteligentes e fazer a manutenção dos equipamentos. O projeto só saiu agora, com custo de mais de R$ 1 bilhão.