Nova música dos Beatles: Paul McCartney e filho de Lennon esclarecem uso da IA

Paul McCartney, e Sean Lennon garantiram que a nova música da banda não foi criada por IA
Nova música dos Beatles: Paul McCartney e filho de Lennon esclarecem uso da IA
Imagem: Raph PH/WikiCommons/Reprodução

Paul McCartney respondeu às especulações de que a nova música dos Beatles teria sido criado com IA (inteligência artificial). Na quinta-feira (22), o artista voltou a negar os boatos nas redes sociais, dias após o filho de John Lennon, Sean, explicar o uso da IA na faixa.

“Foi ótimo ver uma resposta tão empolgante ao nosso próximo projeto dos Beatles. Ninguém está mais animado do que nós para compartilhar algo com você no final do ano”, começou McCartney, no Twitter.

“Vimos alguma confusão e especulação sobre isso. Parece haver um monte de trabalho de adivinhação lá fora”, continuou, abordando os rumores.

Em seguida, garantiu que não houve uso de IA na criação dos vocais da música. “Não posso dizer muito nesta fase, mas para ser claro, não criamos nada artificial ou sinteticamente”, escreveu ele.

“É tudo real e todos nós brincamos com isso. Limpamos algumas gravações existentes um processo que durou anos”, explicou. “Esperamos que gostem tanto quanto nós. Mais novidades em breve”.

Sean Ono Lennon já havia se pronunciado sobre o assunto. “Tudo o que fizemos foi limpar o ruído da faixa vocal. As pessoas estão interpretando mal o que aconteceu. Sempre houve maneiras de reduzir o ruído das faixas, mas a IA faz isso melhor porque aprende o que é o vocal e é capaz de remover com muita precisão tudo o que não é o vocal”, tuitou.

Anúncio de lançamento com IA dos Beatles

McCartney anunciou a música em 12 de junho. “Foi uma demo que John tinha e na qual trabalhamos, e acabamos de terminar, será lançada este ano. Conseguimos pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA, para que pudéssemos mixar o disco como você faria normalmente”, disse ele.

Entretanto, apesar de a IA ter ajudado a melhorar a qualidade do som, ela não criou a música dos Beatles ou os vocais de Lennon, que já existiam.

Além disso, a IA não é totalmente nova para os Beatles. O diretor Peter Jackson utilizou a tecnologia no documentário “The Beatles: Get Back”, de 2021, para isolar vocais de uma filmagem de 1969, segundo informações da Variety.

Paul McCartney não revelou o título da música. Mas informações preliminarem apontam que a faixa seria uma demo do final dos anos 1970 enviada por Yoko Ono aos Beatles para entrar no projeto “Anthology”, na década de 1990. Os produtores, porém, não teriam considerado a composição “adequada” para lançar na época.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas