A nova PS Plus chegou ao Brasil no início desta semana trazendo um serviço de assinatura games completamente reformulado. O novo serviço traz um enorme catálogo de jogos do Playstation, atualização mensal de games, títulos retrô, e até possibilidade de testar jogos antes de baixá-los.

Tudo isso está disponível em três níveis de assinatura: a mais básica é a “Essential”, o plano intermediário é o “Extra”, e o “Deluxe” é o plano que traz mais benefícios para os usuários.

Com a chegada do novo serviço, surgiram as dúvidas: como ficam os usuários que já possuíam a assinatura antigas? E como mudar de plano para aproveitar os benefícios das assinaturas mais completas ou pagar menos?

Os usuários que já tinham uma assinatura da PS Plus migram automaticamente para o plano “Essential”. Ele é o mais básico dos três disponibilizados no Brasil e oferece os mesmos serviços e benefícios da versão antiga. Com isso, os assinantes mais antigos não sofreram nenhum prejuízo com a implementação do novo modela da PS Plus.

Caso o usuário queira mudar a assinatura, basta ir em “gerenciamento de assinatura” e procurar pela opção “alterar plano”. Depois, é só clicar no plano atual para ver as outras duas opções disponíveis e selecionar a que deseja.

Se a ideia for fazer uma upgrade de plano, o valor cobrado será calculado com base nos dias restantes da assinatura. Assim, o usuário não precisará pagar o valor total já no primeiro mês, caso a assinatura seja mensal, por exemplo. O mesmo vale caso a assinatura seja trimestral ou anual.

Caso o objetivo seja realizar um downgrade, o novo plano passará a valer apenas após o vencimento do período já pago. Só depois será possível ter um serviço mais em conta.

Assine a newsletter do Gizmodo

A reformulação do serviço de games da Sony ocorreu após uma investida agressiva que a concorrente Microsoft vem fazendo no mercado nos últimos anos. O serviço Xbox Game Pass é um sucesso indiscutível e tem sido decisivo na hora dos usuários escolherem um novo console — o que já comprometia as vendas do Playstation. Com a mudança, a Sony espera recuperar esse mercado, que está em expansão.