Nova tarântula azul elétrica é descoberta na Tailândia; veja o vídeo
Depois da tarântula dourada, uma expedição liderada pelo pesquisador Dr. Narin Chomphuphuang encontrou uma nova espécie de tarântula azul elétrica na província de Phang-Nga , na Tailândia. É a primeira tarântula encontrada em uma floresta de mangue tailandesa, segundo o Phys.org.
De acordo com o pesquisador, a coloração azul vívida da tarântula é resultado da estrutura do pelo, “que incorpora nanoestruturas que manipulam a luz”. Adaptáveis, elas podem habitar “em tocas arbóreas e terrestres em florestas perenes”. Mas nas florestas de mangue, ficam restritas ao interior de ocos de árvores devido à influência das marés.
“O primeiro exemplar que encontramos estava em uma árvore do manguezal. Essas tarântulas habitam árvores ocas, e a dificuldade de capturar uma tarântula azul elétrica está na necessidade de subir em uma árvore e atraí-la para fora de um complexo de buracos em meio à umidade e condições escorregadias”, disse Narin.
Ele também explica que a espécie já foi vista anteriormente, mas ainda não havia sido documentada. Agora, ela possui o nome científico de Chilobrachys natanicharum.
O avanço é importante, já que a taxonomia, ramo da biologia que identifica os seres vivos, ajuda na preservação das espécies. Por fim, vale lembrar que a tarântula azul elétrica é uma das mais raras do mundo, e seu habitat, as florestas de mangue, está ameaçado pelo desmatamento.
A descoberta foi publicada na revista acadêmica ZooKeys. Assista ao vídeo da espécie abaixo: