Nova TV da Samsung tem painel OLED produzido pela rival LG
A LG foi pioneira na tecnologia de TVs OLED e, após 10 anos desde o lançamento do seu primeiro modelo, diz abocanhar 60% do mercado mundial de telas do tipo. Agora, veio a público que a Samsung, rival do segmento, recorreu à tecnologia da LG para fazer suas próprias TVs.
Um modelo de TV recém-lançado pela sul-coreana, mais precisamente o 83S90C OLED TV 4K, de 83 polegadas, tem um painel com tamanho diferente do restante da linha de TVs OLED da Samsung. Isso sugere que há outra tecnologia OLED presente no lançamento.
Quem notou primeiro a diferença foi Vincent Teoh, jornalista especializado em tecnologia do site HDTVTest, Em um vídeo postado há um mês, ele indicou a possibilidade de a mais nova televisão da marca vir de fábrica com um painel OLED produzido pela LG.
O produto já está à venda nos EUA, por R$ 5,399. Ele tem taxa de atualização de 120 Hz e vem com um controle remoto que carrega na luz solar. Você pode ler mais sobre as especificações dela neste link aqui.
Samsung não confirmou uso
Em um comentário enviado ao site The Verge, James Fisher, vice-presidente de telas e entretenimento da Samsung nos EUA, disse o seguinte:
“O modelo 83S90C usa a tecnologia WOLED [White OLED] e é alimentado pelo processador Samsung Neural Quantum, encontrado no restante da linha Samsung OLED para fornecer pretos puros, contraste ilimitado e cores vibrantes.”
A tecnologia de telas WOLED é de assinatura da LG. Em linhas gerais, ela funciona a partir da geração de pixels com um branco mais intenso — o que, por tabela, aumenta o brilho médio da tela. A linha de TVs OLED da Samsung, até agora, usava a tecnologia QD-OLED. Essa tecnologia foca na eficiência de energia, garantindo que os pixels entreguem cores mais vibrantes.
Ao ser questionado sobre a procedência do WOLED, Fisher desconversou, sem especificar a fonte dos componentes. “Como uma empresa global, a Samsung trabalha com muitas empresas diferentes, e não é nossa política comentar sobre nossa cadeia de suprimentos”.
Ainda que não haja confirmação direta, é bastante provável que tenha havido, sim, a compra do OLED LG para uso nos televisores Samsung — um tipo de intercâmbio cada vez mais comum na indústria de tecnologia, diga-se.
A notícia está alinhada ao fato de que, em maio deste ano, a agência Reuters sinalizou que LG e Samsung firmaram um acordo para negociar milhões de componentes, o que incluiria, também, painéis de TV de 77 e 83 polegadas.