_Tecnologia

Nova versão do Bluetooth vai rastrear objetos melhor do que AirTags

O Bluetooth 6 promete trazer uma série de inovações para esta tecnologia que é uma peça fundamental na conectividade nos dispositivos

A tecnologia Bluetooth, que há muito tempo é uma peça fundamental na conectividade de dispositivos eletrônicos, está prestes a ganhar novas funções com o anúncio do Bluetooth 6.0. Este novo padrão promete, por exemplo, avanços em localização, pareamento inteligente e eficiência energética.

Um dos destaques do Bluetooth 6 é a sua capacidade aprimorada de localização de dispositivos. O novo padrão introduz técnicas de localização mais precisas, permitindo que dispositivos sejam encontrados com uma margem de erro de apenas alguns centímetros.

Assim, abre portas para aplicações em rastreamento de ativos, realidade aumentada e até mesmo para melhorar a segurança em ambientes industriais. Seria como um AirTag, da Apple, mas melhorado.

De acordo com o Bluetooth SIG, grupo internacional de empresas responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia, essa inovação traz “verdadeira percepção de distância, introduzindo benefícios transformadores em várias aplicações”, tornando mais fácil e rápido localizar itens perdidos

Bluetooth 6 traz mais inovações, mas ainda sem tem previsão de chegada

Outra inovação é o sistema de pareamento inteligente. O Bluetooth 6 introduz um novo método de conexão que simplifica o processo de pareamento entre dispositivos, tornando-o mais rápido e seguro.

Esta nova funcionalidade promete reduzir o tempo de conexão inicial e minimizar a interferência de outros dispositivos próximos, garantindo uma experiência mais fluida e confiável.

Além disso, o Bluetooth 6 se destaca por sua eficiência energética. O novo padrão foi projetado para consumir menos energia, o que é especialmente benéfico para dispositivos portáteis como fones de ouvido e wearables. Isso significa que os usuários poderão desfrutar de uma maior autonomia de bateria, sem comprometer a qualidade da conexão.

O Bluetooth SIG explica que a tecnologia ainda pode demorar de chegar nos usuários finais. Isso porque depende das fabricantes colocarem a nova conexão nos aparelhos.

A Bluetooth SIG lançou o Bluetooth 5, por exemplo, em dezembro de 2016. Por outro lado, a Apple só foi lançar o iPhone 8 e o iPhone X com suporte ao Bluetooth 5 em setembro de 2017.

Sair da versão mobile