O último grande sucesso da Apple quando o assunto é telas é a Retina Display. Mas uma nova patente sugere que a Apple está trabalhando em telas que podem reagir às coisas que estão em seu redor para melhorar dinamicamente a experiência de visualização.

De acordo com o Patently Apple, a empresa arquivou uma patente para telas móveis que usem sensores embutidos em aparelhos como o iPad e o iPhone para identificar e entender o mundo ao seu redor. A patente sugere que as “propriedades físicas e de luz do ambiente do usuário” podem ser usadas para fornecer uma tela “mais interessante e visualmente chamativa”.

A patente sugere que aparelhos poderiam monitorar fatores como a luz ambiente e também a posição dos olhos do usuário para gerar sombras dinâmicas na tela. Essas sombras poderiam ser usadas tanto para deixar a tela mais límpida como também criar um foco de luz no que o usuário estiver olhando — ou até mesmo adicionar perspectiva às imagens. A patente também deixa claro que a tecnologia poderia ser usada também em telas de laptops e desktops.

Parece o tipo de coisa que qualquer usuário de iPad ou laptop gostaria de ter. Proteções anti-brilho existem, claro, mas em minhas experiências elas não funcionam muito bem. Com algo assim eu poderia passar muito mais tempo trabalhando no quintal. [FPO via Patently Apple; ImageM: Ed Yourdon]