A Build 2016 está acontecendo agora mesmo, e a Microsoft revelou algumas das novidades que o Windows 10 ganhará no terceiro trimestre.

O pacote se chama Windows Anniversary Update, e trará melhorias no Edge e Cortana, maior suporte a caneta stylus, e até uma parte do Linux rodando nativamente no sistema.



A Cortana vai ficar mais esperta e mais integrada a outros apps. Ela analisa o conteúdo de e-mails (com sua permissão) para sugerir ações. Por exemplo, se você tiver uma reunião no horário do almoço, ela pode sugerir que você reserve uma mesa ou peça delivery.

Screen Shot 2016-03-30 at 12.08.27 PM

A assistente até mesmo detecta recibos no seu e-mail e os insere em seu relatório de despesas para reembolso. Você também poderá dizer “enviar a Fulano o PowerPoint que eu editei na noite passada”, porque a Cortana saberá que você estava trabalhando em um documento específico em um determinado momento.

Desenvolvedores poderão configurar ações para a Cortana direto no código-fonte de seus aplicativos; e a assistente estará disponível na tela de bloqueio: basta dizer “Ei Cortana” para ativar uma experiência em tela cheia.

Screen Shot 2016-03-30 at 12.04.53 PM

A Cortana também será integrada ao Skype de duas formas. Primeiro, ela conseguirá destacar pontos-chave nas mensagens e exibir cards com mais informações, como endereços e rotas.

Cez_lsoW8AIlIws

Segundo, ela vai interagir com bots, permitindo reservar quartos de hotel, fazer compras, ou inserir compronissos na agenda. Empresas podem criar bots – o SDK foi aberto hoje – para ajudar seus clientes através de chat. No evento, vimos a Cortana repassando data e local para um bot do Westin Hotel.

Screen Shot 2016-03-30 at 12.19.51 PM

A assistente também avisa se um amigo seu estiver na cidade para onde você está viajando, e envia uma mensagem pronta avisando isso a ele. (Vale notar que os bots do Skype funcionarão em vários sistemas operacionais, não apenas no Windows 10.)

A plataforma Windows Ink melhora o suporte a canetas stylus no Windows 10. Por exemplo, a Cortana consegue reconhecer lugares e horários para definir lembretes: escreva “Ligar para Fulano amanhã”, e a assistente adicionará o lembrete e entenderá o que significa “amanhã”.

CezsJ7DW8AA1KC2

No Mapas, você pode desenhar uma linha entre dois pontos e o aplicativo dá instruções de como ir de um ponto a outro. É possível até mesmo desenhar em montanhas 3D no Mapas e encontrar rotas para escalada.

Screen Shot 2016-03-30 at 10.58.54 AM

Haverá suporte para uma régua no Adobe Illustrator CC: você pode usar um estêncil com toque e, em seguida, desenhar linhas retas com a caneta.

O PowerPoint também tem uma régua para desenhar linhas retas e para encaixar objetos ao lado dela, usando a caneta para fazer anotações. Além disso, ficou mais fácil realçar ou descartar texto com a caneta no Word Mobile.

Screen Shot 2016-03-30 at 10.59.55 AM

Na build 14306, o navegador Microsoft Edge tem suporte a Windows Hello em sites, permitindo fazer login com o seu rosto ou impressão digital. Há também uma nova central de notificações, que a Microsoft ainda não detalhou.

E uma novidade que estávamos esperando: o Windows 10 rodará binários nativos do Ubuntu Linux. A Microsoft fez uma parceria com a Canonical para dar suporte a SSH, VT-100 e ao shell Bash, para facilitar a criação de aplicativos por desenvolvedores web. Este post de Scott Hanselman explica isso em mais detalhes.

CezwHpiW4AAEaZZ

Hoje o conversor de programas desktop (Win32/.NET), chamado Project Centennial, será enfim lançado. Ele foi anunciado na Build do ano passado, e permite ajustar softwares tradicionais para serem distribuídos na Loja do Windows.

Eles têm todos os recursos de um programa desktop comum, mas não acessam diretamente o Windows: por exemplo, o sistema de arquivos é virtualizado. Com isso, eles podem ser instalados e desinstalados facilmente, da mesma forma que apps no smartphone; e também podem usar APIs de apps universais, como blocos dinâmicos.

O conversor do Project Centennial já foi usado em jogos como Rise of the Tomb Raider, Killer Instinct, Gears of WarQuantum Break.

Screen Shot 2016-03-30 at 11.29.12 AM

O Windows Anniversary Update também virá ao Xbox One, trazendo apps do Windows 10 para o console. Isso inclui até mesmo jogos antigos, como Age of Empires II HD – isso foi demonstrado com sucesso durante o evento.

Será fácil rodar apps de PCs no console, porque eles reconhecem os comandos do joystick e têm acesso a APIs de fala (permitindo inserir texto usando reconhecimento de voz). A loja de apps do Xbox One será integrada à loja do Windows 10.

Screen Shot 2016-03-30 at 11.33.20 AM

Qualquer Xbox One vendido no varejo agora pode ser convertido em um console para desenvolvedores: basta instalar um app chamado “Dev Mode” – já disponível na Loja – e reiniciar.

O Xbox One também terá suporte à assistente Cortana, e a música em segundo plano. Mais novidades para o console serão anunciadas na feira E3 em junho.

Captura de Tela (1174)

O Windows 10 está instalado em 270 milhões de dispositivos (incluindo Xbox One), e parceiros de hardware lançaram mais de quinhentos gadgets com o sistema.

Ele teve a adoção mais rápida de qualquer outro sistema da Microsoft (o que envolveu algumas estratégias polêmicas). O Windows 10 continuará sendo distribuído de graça para usuários do Windows 7 e 8.1 até julho.

Atualizado às 15h05