_Ciência

Cientistas desenvolvem novo anticoncepcional masculino sem hormônios

O anticoncepcional masculino impede que os espermatozoides alcancem o óvulo. Por enquanto, ele foi testado apenas em camundongos

Cientistas desenvolvem anticoncepcional masculino

Imagem: Deon Black/Unsplash/Reprodução

As promessas de um anticoncepcional masculino não são de hoje. Há diversos produtos sendo testados por pesquisadores, mas nenhum chegou ao mercado.

Agora, há mais um contraceptivo prometido e, dessa vez, sem a necessidade de hormônios. A nova pílula tem efeito temporário e impede o espermatozoide de nadar. Um estudo completo foi publicado na revista Nature Communications.

Segundo cientistas do centro de pesquisas Weill Cornell Medicine, nos EUA, o novo medicamento não utiliza hormônios e, portanto, não deve desencadear efeitos colaterais nos usuários. 

A pílula foi chamada de TDI-11861. Ela bloqueia a ação de uma enzima conhecida como adenilil ciclase solúvel, que é responsável por sinalizar as células e permitir a natação dos espermatozoides. 

Por enquanto, o medicamento foi testado apenas em camundongos. Durante os ensaios, os pesquisadores relataram um efeito de aproximadamente três horas, em que os espermatozoides não conseguiram alcançar o destino. A ação sumia por completo dentro de 24 horas. 

Os pesquisadores acreditam que o anticoncepcional masculino poderia ser tomado uma hora antes da relação sexual. De toda forma, é importante reforçar que a pílula não protegeria contra infecções sexualmente transmissíveis, sendo mantida a indicação de preservativos. 

O trabalho empolgou os cientistas por se tratar de um contraceptivo sem hormônios e capaz de ser revertido rapidamente. A equipe deve testar primeiro o medicamento em coelhos para, no futuro, realizar ensaios clínicos com voluntários humanos.

Sair da versão mobile