Novo aplicativo “Tab” faz justiça na hora de dividir conta em restaurante
O constrangimento na hora de dividir a conta no restaurante pode ficar para trás com o Tab, novo app que se propõe a separar as despesas de modo justo.
O sistema é simples: basta fotografar a fatura que o aplicativo apresenta uma versão detalhada e editável da nota. A partir daí, o app inclui o nome das pessoas e qual o prato que consumiram.
Com o Tab, um mesmo prato pode ser dividido entre várias pessoas, por exemplo. Neste caso, várias pessoas selecionam o mesmo item. Quando tudo estiver selecionado, o aplicativo calcula o que cada um consumiu, além de possíveis gorjetas e taxas de serviço.
A partir daí, é possível escolher se o pagamento será pelo próprio app – via Venmo, nos EUA – ou por transferência entre contas.
Além de nos poupar da matemática, o Tab possui a vantagem de não necessitar de login próprio. Ou seja, não é necessário cadastrar nenhum dado para usufruir do benefício. Quem quiser pode acessar por e-mail – uma vantagem para revisitar contas antigas e verificar possíveis erros.
Disponível nos EUA
Até agora, o Tab só está disponível nos EUA. O motivo: os diversos formatos de recibo, impostos e idiomas podem prejudicar a conversão e análise das notas para o texto. “Esperamos trazer o Tab para outros países o mais rápido possível”, disse a plataforma, ao site The Verge.
Mas uma coisa é certa: o app faria grande sucesso no Brasil. Prova disso é a recente polêmica sobre a divisão de contas entre homens e mulheres levantada pelo ator Caio Castro. “Qual a diferença entre pagar a conta e ter que pagar a conta? Me incomoda muito essa sensação de ter que sustentar, ter que pagar”, disse em entrevista ao podcast “Sua Brother”.
Nas redes, a afirmação deu o que falar. “O dia que um macho pagar um jantar e falar que tá me bancando, eu faço o Pix com o valor triplicado pro mendigo”, tuitou uma usuária, que somou mais de 8,4 mil curtidas.
Outros responderam com humor: “Concordo com Caio Castro, homem não deve ter a obrigação de pagar. E mulher também não. Tá num encontro, come e sai correndo”, tuitou outra internauta.
Concordo com Caio Castro, o homem não deve ter a obrigação de pagar.
E acho q a mulher também não deve pagar.
Tá num encontro, come e sai correndo.
Se vcs correrem pro mesmo lado, era pra ser https://t.co/q6AjbOpfW8— Carol Zoccoli (@carolzoccoli) July 27, 2022