Tecnologia

Novo cabo chinês GPMI desbanca tecnologia Thunderbolt 4

Nova tecnologia de cabo desenvolvida na China transmite dados e energia simultânealmente; saiba mais
Imagem: Unsplash/Reprodução

Um grupo com mais de 50 empresas de tecnologia desenvolveu o GPMI (General Purpose Media Interface), um padrão chinês inédito de cabo para transmissão de vídeo com resolução de até 8K. A tecnologia é bastante promissora e já ameaça outras soluções do gênero disponíveis no mercado, como o DisplayPort e HDMI.

Segundo informações divulgadas, além de transmissão de vídeo em altíssima resolução, o padrão foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma experiência com menos cabos aos usuários, já que além de transmitir de dados, o GPMI é capaz de transferir energia.

Como o cabo chinês GPMI foi desenvolvido

O novo cabo foi desenvolvido em duas versões, uma tipo C, com conexão USB-C, largura de banda de 96 Gbps e potência de até 240 W, e tipo B –a grande revolução –, que oferece 192 Gbps de largura de banda e 480 W de potência. Essa capacidade seria muito mais do que suficiente para transferência de energia e vídeo para um monitor de alta resolução moderno.

A nova tecnologia desenvolvida pelo Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance é bem superior às disponíveis atualmente. O HDMI 2.1 e DisplayPort 2.1 atingem 48 Gbps e 80 Gbps respectivamente, ambos sem suporte à transferência de energia, o que, no fim das contas, não é muito prático.

5 funções do seu iPhone que você provavelmente não conhecia

Deputados debatem bloqueio de WhatsApp e Telegram no Brasil

O Thunderbolt 4 oferece aos usuários 40 Gbps na transferência de dados e 100 W. Enquanto a Thunderbolt 5, que começou a ser implementado no ano passado, tem suporte para  largura de banda bidirecional de 80 Gbps. E ela pode ser ampliada para 120 Gbps, e carregamento de dispositivos de até 240 W. Mas ainda assim fica atrás do padrão GPMI.

A expectativa é de que a nova interface seja implementada inicialmente na China. Mas também há possibilidade de expansão para outras regiões do planeta. Uma vez que a tecnologia já representa um salto significativo em relação aos padrões que são atualmente utilizados pela indústria.

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas