Ah, a bateria… Há muitos anos a duração delas é uma das maiores críticas dos usuários de iPhones. No entanto, esse problema pode estar com os dias contados graças a uma nova tecnologia de chip: a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), que estará na nova geração de iPhone 15 e promete maior eficiência energética.
De acordo com o site de notícias Bloomberg, os chips A17 Bionic vão consumir 35% menos energia que os atuais. Tudo isso graças ao processo de 3 nanômetros, consideravelmente superior ao atual de 5nm, que será utilizado pela TSMC na fabricação dos chips projetados pela Apple. O lançamento do iPhone 15 deve ser no segundo semestre de 2023.
O chip A16 Bionic, que equipa os atuais iPhones 14 Pro e Pro Max, foi fabricado com o processo N4, uma versão aprimorada do 5nm. A tecnologia de 3nm, promete um salto considerável, oferecendo, além de menor consumo de bateria, melhorias de desempenho nos celulares.
A Apple será a primeira empresa a utilizar os semicondutores de 3nm. O primeiro componente a receber a tecnologia será o Chip M2 Pro, versão com melhor desempenho do M2 presente nos computadores da empresa. A tecnologia também estará nos chips Snapdragon 8 Gen 3, da Qualcomm.
A Apple já costura acordos para o futuro e deve ser responsável também pelo Chip M3 que, seguindo o comportamento tradicional, provavelmente será lançado no ano que vem e trará um desempenho ainda melhor que o antecessor (M2), lançado neste ano.