_Tecnologia

Novo chip Apple A17 no iPhone 15 quer solucionar velho problema de bateria

Aparentemente, os problemas de bateria do iPhone estão com os dias contados. Tudo isso graças ao processo de 3nm da TSMC, que deve equipar o iPhone 15, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2023

Valendo a pena: iPhone 14 de 128GB com R$ 1.100 off na Amazon

Ah, a bateria… Há muitos anos a duração delas é uma das maiores críticas dos usuários de iPhones. No entanto, esse problema pode estar com os dias contados graças a uma nova tecnologia de chip: a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), que estará na nova geração de iPhone 15 e promete maior eficiência energética.

De acordo com o site de notícias Bloomberg, os chips A17 Bionic vão consumir 35% menos energia que os atuais. Tudo isso graças ao processo de 3 nanômetros, consideravelmente superior ao atual de 5nm, que será utilizado pela TSMC na fabricação dos chips projetados pela Apple. O lançamento do iPhone 15 deve ser no segundo semestre de 2023.

O chip A16 Bionic, que equipa os atuais iPhones 14 Pro e Pro Max, foi fabricado com o processo N4, uma versão aprimorada do 5nm. A tecnologia de 3nm, promete um salto considerável, oferecendo, além de menor consumo de bateria, melhorias de desempenho nos celulares.

A Apple será a primeira empresa a utilizar os semicondutores de 3nm. O primeiro componente a receber a tecnologia será o Chip M2 Pro, versão com melhor desempenho do M2 presente nos computadores da empresa. A tecnologia também estará nos chips Snapdragon 8 Gen 3, da Qualcomm.

A Apple já costura acordos para o futuro e deve ser responsável também pelo Chip M3 que, seguindo o comportamento tradicional, provavelmente será lançado no ano que vem e trará um desempenho ainda melhor que o antecessor (M2), lançado neste ano.

Sair da versão mobile