Novo chip Qualcomm, até 16 GB de RAM e mais: tudo sobre o Xiaomi 14
Os aguardados smartphones Xiaomi 14 e Xiaomi 14 Pro vieram a público nesta quinta-feira (26). Apesar de trazerem poucas atualizações de design, os lançamentos apresentam hardware poderoso.
A versão mais básica vem com tela AMOLED de 6,36 polegadas com resolução 1,5K e taxa de atualização de 120 Hz, enquanto o modelo mais robusto conta com um display maior, de 6,73 polegadas, com tecnologia AMOLED, resolução 2K e taxa de frequência de 120 HZ.
O conjunto de câmeras triplo do Xiaomi 14 tem sensor principal de 50 MP ultrawide de 12 MP a teleobjetivo de 50 MP. A variante mais robusta, 14 Pro, conta com três câmeras: principal, ultrawide e teleobjetiva, todas de 50 MP.
Ambos os dispositivos possuem certificação de resistência à água e baterias de 4.610 mAh, na versão básica, e 4.880 mAh na versão “Pro”.
Chipset potente
A principal novidade do smartphone flagship da gigante chinesa é o processador Snapdragon 8 Gen 3, a mais nova plataforma topo de linha da Qualcomm, que foi apresentada esta semana. A linha Xiaomi 14 é a primeira a chegar ao mercado de consumo com o novo chip.
Ambos os modelos estão a venda em versões com até 16 GB de RAM, o modelo 14 Pro tem somente as duas últimas opções. Os dois terão armazenamento interno máximo de até 1 TB.
Além do novo chip da Qualcomm, a Xiaomi está implementando a HyperOS, a nova interface de usuário de usuário baseada no sistema Android que deve aos poucos aposentar a MIUI, que vinha sendo utilizada pela empresa desde 2010. Na época a interface foi integrada ao Nexus One, do Google.
Além de Xiaomi 14 e 14 Pro, a nova interface deve chegar também para outros aparelhos já lançados pela marca. A previsão é de que já em 2024 o processo de expansão do HyperOS deve se inicie e ele comece a ser implementado nos em aparelhos de todos os segmentos da empresa.