O Firefox 3.5 foi lançado no mês passado, mas a Mozilla já apresentou ideias iniciais para o novo design do Firefox 3.7, com botões brilhantes e translúcidos e outras novidades. E já imagina como será o visual da versão 4: basicamente, a interface do Chrome com alguns botões a mais.

Apesar de o blog MozillaWiki dizer que estas mudanças são "apenas para brainstorming/exploração", o novo tema do Firefox para o Windows Vista/7 pode incluir as seguintes modificações:

Aero Glass: A barra de ferramentas e as abas usam o Aero Glass (visual do Windows Vista que lembra vidro). Botões translúcidos e levemente brilhantes para fundir com a barra de ferramentas. Visual 3D foi "levantado", para maior aparência tátil [de que se toca o botão ao clicar].

Botão "Página": Liga o botão "Página" ao lado esquerdo da área das abas. Conectado diretamente a esta página.

Barra de ferramentas/favoritos: Ligamos o botão Ferramentas ao lado da janela, para enfatizar o fato de que é usada para personalizar e mudar a interface. Colocamos um botão ao lado, para ativar a barra de favoritos, desativada por padrão.

 As mudanças no Vista também estarão visíveis no XP (exceto o Aero Glass, é claro).

 

As principais mudanças da interface do Firefox 3.5 para o 3.7 devem ser a retirada da barra de menus e os botões Página e Ferramentas, e maior integração das abas no design do navegador como um todo — caminhando para o visual do Firefox 4.

 

O Firefox 4 deverá ficar bem parecido com o Chrome hoje: não terá mais barra de título, a barra de endereços e a barra de pesquisa serão uma só, e as abas englobarão a interface, com a barra de menus e outros botões abaixo delas.

Para ver as motivações e explicações das mudanças que a Mozilla quer fazer no Firefox 3.7 e na versão 4, visite esta página no Mozilla Wiki. [MozillaWiki via Mozilla Links]