Mais um dia, mais uma sede reluzente no Vale do Silício. Hoje é a vez da Samsung, que começou as obras deste deslumbrante escritório de 60.300 metros quadrados nesta manhã. Como ele se sai em comparação com os prédios próximos?

O edifício (que é apenas um dos quatro projetos em andamento da Samsung na região) vai servir como centro de pesquisa e desenvolvimento para 2.000 empregados quando estiver pronto em 2015. Projetado pela empresa NBBJ, a estrutura principal é como um bolo com camadas retangulares feito de escritórios e áreas verdes, que leva a um pátio interno em forma de rosquinha. Próximo a ele está um outro prédio em formato de estrela com uma praça pública e uma estrutura de estacionamento um tanto estranha (parece que tem uma parede verde nela)

Representantes da Samsung, junto com os arquitetos, descreveram o escritório como um futuro ponto de referência da área (aparentemente, ele é “inspirado pela conectividade que produtos da Samsung estimulam”). Esteticamente, no entanto, não é muito diferente de outros escritórios corporativos da região.

O que há de diferente nele em relação a outros edifícios corporativos é a localização: ele está no centro de San Jose, enquanto outros similares ficam em áreas isoladas. Ainda é cedo para avaliar o impacto dele, mas representantes da Samsung dizem que ele terá alguns equipamentos públicos:

O grande local, que vai de leste a oeste, é dividido em quatro zonas que vão de áreas urbanas a jardins. Haverá uma “City Plaza” com pavimentação de pedra, elementos urbanos e elementos artísticos de grande escala. Ao redor da praça, onde as pessoas chegam de trem, ônibus ou carro, há um café com mesas e cadeiras, uma Samsung Expo para apresentar as tecnologias recentes da Samsung e a entrada para a Tower Courtyard.

Nós passamos muito tempo falando sobre as abordagens falhas dos gigantes do Vale do Silício em relação ao design urbano. E mesmo que não seja absurdamente fora do comum, as novas instalações da Samsung são um antídoto encorajador para o status quo.

original (1) original (2) original (3) original