_Ciência

Novo exame detecta câncer de próstata pelo sangue em 94% dos casos

Pesquisadores britânicos desenvolveram exame com técnica PSE (Prostate Screening EpiSwitch). Confira os detalhes dos testes realizados

Novo exame detecta câncer de próstata pelo sangue em 94% dos casos

Imagem: Hush Naidoo Jade/Unsplash/Reprodução

Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, desenvolveram um exame capaz de detectar o câncer de próstata pelo sangue com mais precisão. A técnica, chamada PSE (Prostate Screening EpiSwitch), acerta o diagnóstico em 94% das vezes. 

É uma taxa de acerto muito superior ao PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla em inglês), um dos menos invasivos hoje.  

A equipe de cientistas demonstrou como desenvolveu o novo exame em um estudo publicado na revista científica Cancers em 29 de janeiro. O método combina a tecnologia PSA com o teste epigenético EpiSwitch, que é o que aumenta a confiabilidade do teste.

Durante os estudos, o grupo comparou a eficácia do teste em 147 participantes. Desses, 38 confirmaram a existência do tumor

A técnica apresentou 92% de sensibilidade e 94% de especificidade. São métricas importantes: os testes demonstraram capacidade de obter resultados positivos e negativos, respectivamente, mais corretos. 

Os dados são um bom sinal, uma vez que testes PSA não são usados com frequência na triagem de novos casos de câncer de próstata pelo fato de não serem totalmente confiáveis. Até 75% dos testes de PSA positivos resultam em biópsias negativas e há falhas na detecção de casos reais.  

Em vez disso, clínicas preferem o exame de toque retal, alvo de preconceitos e o principal impeditivo para que homens não façam o exame e atrasem o diagnóstico da doença. Agora, a expectativa é que um exame não invasivo mais preciso possa mudar este quadro. 

“Ao testá-lo no contexto da pesquisa da população em risco, o teste PSE forneceu um diagnóstico rápido e minimamente invasivo com desempenho impressionante”, disse Dmitry Pshezhetskiy, um dos autores do estudo, em comunicado. “Isso sugere um benefício real tanto para fins de diagnóstico quanto para fins de sondagem”. 

Como detectar 

O câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina no Brasil. Todos os anos, há pelo menos 65,8 mil novos casos no país, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). A evolução é silenciosa, mas há manifestações clínicas comuns. São elas: 

Em todos os casos, é essencial a avaliação médica para diagnosticar câncer de próstata, especialmente depois dos 55 anos, quando o exame deve ser anual. Outros fatores de risco são obesidade e histórico do tumor na família.

Sair da versão mobile