_Chrome

Novo Google Chrome pode ajudar a economizar bateria em laptops

Eu sempre uso laptop e quase sempre estou no navegador, então se o browser puder consumir menos da minha bateria, tanto melhor. Por isso é bom saber que o Chrome estável pode fazer exatamente isso: ele agora possui aceleração gráfica de vídeo no Windows, que fez a bateria durar 25% a mais em testes. O Google […]

Eu sempre uso laptop e quase sempre estou no navegador, então se o browser puder consumir menos da minha bateria, tanto melhor.

Por isso é bom saber que o Chrome estável pode fazer exatamente isso: ele agora possui aceleração gráfica de vídeo no Windows, que fez a bateria durar 25% a mais em testes.

O Google explica que a nova função usa o chip gráfico (ou sua placa de vídeo) para decodificar vídeos. Isso usa menos energia do que depender do CPU; portanto, ajuda a preservar sua bateria “enquanto você assiste a seus vídeos favoritos no YouTube sem parar”.

Talvez sua bateria não dure 25% a mais, já que o teste envolveu um vídeo Full-HD em h.264 rodando em loop no Chrome – mas assistir a vídeos deve impactar menos a bateria do seu notebook com Windows.

Aparentemente o Chrome é o primeiro navegador com aceleração de vídeo por hardware. Esta é uma função geralmente encontrada em players de vídeo dedicados, como o VLC.

O novo Chrome estável também inclui a opção de “Do Not Track” nas configurações, para sites não rastrearem sua navegação em determinado site, nem fornecerem anúncios personalizados. O Chrome é o último dos grandes navegadores a incluir essa função (o primeiro foi o IE9, em 2010) – faz um pouco de sentido, já que o Google vive de propaganda. No entanto, como o “Do Not Track” ainda não virou padrão, vários sites ainda poderão rastrear você.

Se você já usa o Chrome estável, vá em Menu > Sobre o Google Chrome para atualizar (é a versão 23). Senão, basta baixar o Google Chrome neste link. [Official Google Blog via IDG Now]

Sair da versão mobile