A Apple deve lançar ainda este ano dois modelos de iPad Pro — de 11 e 12,9 polegadas, ambas as edições com tela OLED. Entretanto, um dos tablets pode sofrer com falta de estoque, antes mesmo de chegar às lojas, devido a problemas nas linhas de produção.
De acordo com o analista Ross Young, CEO da Display Supply Chain Consultants — empresa formada por analistas do mercado de telas —, a Apple está atrasada com a produção de um novo iPad Pro com tela OLED de 11 polegadas.
Enquanto a fabricação do modelo de 12,9 polegadas segue a todo vapor, a edição de tamanho menor está lenta. Pelo que parece, somente a Samsung está fornecendo os painéis para a versão de 11 polegadas, no momento.
Em uma publicação no X (antigo Twitter) — exclusiva para assinantes —, Young disse que a Apple espera contar com a LG para impulsionar a produção de telas, até o lançamento dos tablets. Hoje, a LG produz os painéis OLED do iPad Pro de 12,9 polegadas.
Esses problemas de fabricação podem fazer com que o iPad Pro de 11 polegadas chegue às lojas já falta, em comparação com o modelo de 12,9 polegadas.
Por outro lado, assim que a LG entrar na produção, a Apple pode trabalhar para resolver a escassez e aumentar ainda mais a disponibilidade do iPad Pro de 11 polegadas.
Novo iPad Pro com tela OLED deve chegar nos próximos meses
De acordo com o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a nova linha do iPad Pro deve chegar “entre o final de março e abril”. Gurman também disse que a Apple está planejando uma “versão especial do iOS 17.4, com suporte para o novo hardware”.
Contudo, portal sul-coreano The Elec acredita que os produtos podem ser apresentados ao público mais tarde, somente no segundo trimestre deste ano, entre os meses de abril e junho.
Com o novo display OLED, o iPad Pro pode ter mais qualidade de imagem. A tela deve utilizar a tecnologia Mini-LED, que exibe cores mais escuras com precisão.
Além do contraste, a nova tecnologia pode melhorar a taxa de atualização, durabilidade e brilho do painel. O novo iPad Pro OLED também deve ser mais fino, já que a espessura dos componentes necessários para fazer o display funcionar é bem menor.
Essas mudanças, porém, devem deixar o tablet ainda mais caro do que ele já é. Hoje, o iPad Pro mais simples — com 11 polegadas, tela Liquid Retina e 128 GB de armazenamento — custa a partir de R$ 9.799 no Brasil.