Novo mapa da ESA mostra órbita de 150 mil asteroides do Sistema Solar
A missão Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA) revelou recentemente informações detalhadas sobre mais de 1,8 bilhão de estrelas e 150 mil asteroides.
A imagem, que impressiona pela complexidade e beleza, fornece uma compreensão mais profunda desses corpos rochosos, das suas órbitas e características. Isso pode ser crucial para a pesquisa espacial futura e para o desenvolvimento de estratégias de mitigação de impacto.
Além disso, a missão Gaia foi capaz de identificar mais de meio milhão de novas estrelas em áreas densamente povoadas, como os aglomerados globulares.
Além dos asteroides
De acordo com a ESA, o telescópio Gaia está mapeando nossa galáxia com detalhes multidimensionais. Para ampliar os horizontes da humanidade, o Omega Centauri, o maior aglomerado globular visível da Terra, se tornou o foco das observações.
E em vez de focar apenas em estrelas individuais, como normalmente faria, o telescópio habilitou um modo especial para mapear verdadeiramente uma área mais ampla do céu. Com isso, a ESA conseguiu revelar mais de meio milhão de estrelas previamente não detectadas pela missão.
Outra descoberta intrigante foi a identificação de 381 possíveis quasares, revelam os cientistas responsáveis pela agência.
“Esta descoberta em Omega Centauri é verdadeiramente emocionante, ultrapassando nossas expectativas iniciais e demonstrando o potencial máximo da missão Gaia”, disse Katja Weingrill, do Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam, Alemanha, e membro da equipe de colaboração Gaia.