Nesta quarta-feira (22), o Spotify anunciou um novo recurso baseado em inteligência artificial para customizar a experiência dos usuários . O “DJ” vai oferecer uma seleção de faixas com base nos preferências dos usuários, além de comentários feitos com uma voz “realista”.
A ideia principal é facilitar o consumo de música naqueles momentos em que o usuário não sabe bem o que ouvir. Com a nova ferramenta, apenas apertando um botão, a plataforma oferecerá uma seleção de músicas de gêneros e artistas mais ouvidos no perfil.
O DJ de inteligência artificial foi usará um tecnologia desenvolvida pela OpenAI, a badalada startup por trás do ChatGPT. Ela ainda está em fase beta e passa por testes apenas nos Estados Unidos e Canadá.
Como citamos no início do texto, o Spotify promete uma voz “incrivelmente realista” para interagir com os usuários — gerando “comentários relevantes e precisos” e de proporcionando uma experiência única e personalizada.
Para isso, usará a tecnologia da Sonantic, empresa adquirida no meio do ano passado. A empresa britânica ficou famosa por utilizar um sistema de inteligência artificial impressionante que pode recitar frases a partir de textos. E isso já foi útil até mesmo em Hollywood.
A Sonantic foi responsável, por exemplo, pela voz de Val Kilmer em Top Gun Maverick. O ator está incapacitado de falar em razão de um câncer em sua garganta. No entanto, para reprisar seu papel na franquia, a IA da Sonantic foi capaz de gerar a voz do ator.