Novo sistema de captura de movimentos que dispensa trajes especiais deixará os extras dos filmes menos divertidos
Pesquisadores do Instituto Max Planck para Informática, em Saarbrücken, desenvolveram um novo tipo de sistema de captura de movimentos que dispensa que os intérpretes usem aqueles trajes apertados e cobertos de marcadores. E o comum conjunto de 360º de sensores infravermelho capturando seus movimentos pode ser reduzido a algumas câmeras de vídeo estrategicamente posicionadas.
Se o software personalizado da equipe realmente entregar o que promete a um preço em conta e captura de alta precisão, ele pode revolucionar tudo, da produção de filmes, passando por video games e chegando até à medicina. O software é capaz de capturar e traduzir os movimentos da pessoa em um personagem de computação gráfica em tempo real, e leva em conta e compensa as vezes em que partes do corpo ficam cobertas, ou quando objetos que distraem estão se movendo em segundo plano. Isso significa que um dia a captura de movimentos poderá ser feita dentro dos sets de filmagem, em vez de locais especiais.
O novo sistema não para na captura de movimentos de pessoas. Levando as coisas a um nível superior, os pesquisadores também encontraram uma forma de capturar movimentos de um traje volumoso, como um vestido de baile, permitindo a geração de uma versão criada para imitar perfeitamente as deformações e dobras da coisa real. Muito em breve o próximo blockbuster poderá vir de um adolescente filmando tudo na garagem de casa. [Max-Planck-Gesellschaft via Gizmag]