_Jogos

Novo trailer do remake de Final Fantasy VII começa a mostrar as diferenças em relação ao jogo original

O primeiro vídeo mostrando gameplay do remake de Final Fantasy VII apresenta um combate mais orientado para ação e tempo real

por Bruno Izidro

Quando o tão aguardado anúncio do remake de Final Fantasy VII surpreendeu a todos, na E3 desse ano, a Square Enix informou que iria fazer jus ao termo e refazer o jogo não só visualmente, mas também adaptar e modificar mecânicas do clássico RPG. Agora a empresa começa a apresentar essas mudanças em um novo trailer, o primeiro mostrando o gameplay, divulgado durante o PlayStation Experience, que está rolando esse fim de semana nos EUA.

A principal diferença notada nessa primeira olhada no remake é, sem dúvida, o combate. Sai o sistema de batalha por turnos que era padrão na época para algo mais próximo a de um RPG de ação em tempo real que está em voga nos últimos tempos. Uma influência também de Final Fantasy XV, talvez? Afinal, quem está dirigindo o remake é Tetsuya Nomura, que até pouco tempo também era diretor da vindoura décima quinta versão da série.

Outro nome forte por trás da nova versão é o produtor Yoshinori Kitase, que dirigiu o jogo original. Durante um vídeo divulgado posteriormente na PlayStation Experience, ele explica como o combate está modificado no remake: “Eu não digo que o novo jogo é completamente baseado em (combate) de ação, mas ele possui mais desse elemento e de tempo real do que o jogo original”, fala.

Kitase também diz que não vê nessa nova abordagem algo que já descaracterize o que era Final Fantasy VII. “O que faz Final Fantasy um RPG diferente dos outros é que o jogador tem a possibilidade de escolher armas, capacidades e magias para ser algo orientado para a estratégia, então, enquanto o novo jogo tem mais elementos de tempo real, ele também mantem a construção de estratégia, balanceando esses dois fatores perfeitamente para melhorar a experiência de jogo”, explica.

Resta saber se isso significa que mecânicas de combate como o clássico Limit Break do jogo serão drasticamente modificados ou até retirados do remake. Por enquanto, a Square-Enix também não informou alguma data prevista para o lançamento do remake de Final Fantasy VII.

Porém, quem quiser reviver a aventura original de Cloud e o grupo Avalanche pode fazer isso agora mesmo, porque a empresa anunciou – também no PlayStation Experience – que Final Fantasy VII está disponível digitalmente na PS Store do PS4, inclusive na versão brasileira. A versão não é exatamente a mesma do primeiro PlayStation e sim um port da versão de PC que foi relançado há algum tempo no Steam. A única novidade dessa versão é a adição de troféus. O jogo atualmente está com desconto e sai por R$ 33,66.

Sair da versão mobile