Tanto os novos mobile apps do Yahoo quanto a interface atualizada do Windows Mobile no HTC, além de um novo app multiplataforma chamado 3deep, estão correndo atrás da funcionalidade Synergy do Palm Pre, que junta todas os serviços de localização e mídia social em um mesmo lugar. A funcionalidade “sinergética” do Palm Pre foi o que deu o pontapé inicial nessa loucura toda lá em janeiro, quando a Palm mostrou o sistema com integração de todos os web services em sua interface nativa. Esta semana, no CTIA phone show em Las Vegas, parece que todo mundo quer uma fatia desse bolo. Vamos dar uma olhada em alguns dos desafiantes.

Aplicativos do Yahoo Mobile

O Yahoo lançou ao público uma enxurrada de aplicativos esta semana, e o que eles querem é reinventar o modo como você acessa os serviços do portal no celular. O Mobile Apps and Portals do Yahoo [Os aplicativos e portais mobile do Yahoo] permitem a você:

• Dar uma olhada nos seus contatos do Yahoo
• Conferir os status destes contatos, além do seu próprio
• Acessar o Yahoo Mail e Messenger
• Entrar na sua conta Oneconnect para atualizações nos serviços de mídia social
• Importar feeds RSS e módulos de conteúdo do Yahoo com notícias, resultados esportivos, previsão do tempo e aquela porcariada de sempre

Tudo isso fica em um só lugar, para que você não precise abrir 10 aplicativos diferentes para gerenciar tudo isso. Bom para quem é viciado nos serviços do Yahoo. Este serviço está disponível pelo navegador do celular, e também tem um aplicativo independente para o iPhone e um aplicativo "Yahoo Go” para as outras grandes plataformas (WinMo, BlackBerry, Symbian etc), que juntam os serviços numa interface navegável.

 

 

 

 

 

3deep

O 3deep foi um dos aplicativos de celular mais impressionantes na CTIA. A ideia por trás dele é que você possa gerenciar suas agendas, contatos, mídia social e email através de um único aplicativo location-aware (ou seja, ciente da sua localização). Se tudo correr de acordo com os planos, ele chega nas próximas semanas para Windows Mobile, BlackBerry, iPhone, Symbian e Android. Algumas das funções incluem:

• A habilidade de acompanhar localização, disponibilidade e presença – o que quer dizer que ele sabe onde você vai, o que vai fazer lá, por quanto tempo estará fora e com quem você mais quer se encontrar
• Função "Tell Me When" ("Diga-me Quando"), que alerta quando algum contato em especial chegar a um local específico ou quando estiver disponível para um chat ou encontro – e também avisa aos outros quando você fizer estas coisas
• Capacidade de informar quando é melhor ligar, mandar SMS, mandar email ou conversar via mensagem instantânea com um determinado contato
• Mandar e receber atualizações do Twitter, Facebook, Flickr etc…
• Gerenciamento de agenda e email. Sem contar auto-integração com suas agendas do computador e telefone
• API aberta, para que qualquer desenvolvedor possa integrar seu serviço com o 3deep

Não havia uma versão de demonstração para a gente testar, mas o pessoal do 3deep reiterou que o aplicativo vai estar disponível por download grátis nas próximas duas semanas. Agora sim nós teremos o nosso Bisbilhoteiro 2.0. O Orkut e o Facebook não chegam nem perto.

 

 

 

 

 

HTC TouchFlo 3D

O atualizado (e ainda não disponível) TouchFlo 3D continua simplificando o seu design para deixar cada vez mais simples e direto o ato de consultar informações pertinentes sobre um contato em uma única tela. Agora com a nova tela de contatos dividida por abas você pode acompanhar rapidão o que os seus amigos andam aprontando, e ainda vai ter a habilidade de:

• Ver históricos de chamada, email e SMS
• Receber atualizações dos serviços de mídia social (Facebook, Skype etc)
• Mandar emails, SMS e fazer ligações com facilidade, a partir de uma mesma tela
• Verificar próximos eventos na agenda compartilhada de algum contato em específico

O TouchFlo 3D vai estar disponível no Touch Pro 2 e no Touch Diamond 2 quando eles forem lançados na segunda metade de 2009.

A tendência que surge é ter certeza que você poderá se comunicar e interagir com seus contatos através de vários meios e serviços, tudo em um mesmo painel de controle. Boa parte do que vimos foi feito com uma boa dose de cuidado no visual. E isso é bom, pois se a tal Web 2.0 não conseguir se mudar para o espaço mobile graciosamente, vai ser uma bela dor de cabeça para todos nós.