Diversos gadgets podem ser recarregados via USB, e você encontra portas USB em qualquer lugar – até mesmo em tomadas! – então carregar a bateria desta forma se tornou bastante comum. Isto é um bom sinal para o futuro do USB: com a nova especificação Power Delivery, ele será capaz de fornecer até 100W de potência. Isto é o bastante para manter um laptop funcionando.

A novidade vale tanto para USB 3.0 como 2.0, e significa que novos cabos devem ser capazes de conduzir muito mais energia que os modelos atuais. Com 100W de potência, você poderia ligar seu laptop via USB. Finalmente, chega uma solução universal para carregar todo tipo de gadget? E isto ainda os faz carregar mais rápido? Sim, por favor.

Há um detalhe: só hardware futuro terá suporte a esta função – você precisa de cabos novos e portas USB novas compatíveis com o Power Delivery. Mas quando isto chegar, o USB será capaz de diversos truques: enviar energia entre dois gadgets de forma inteligente; aumentar ou reduzir a transferência de energia; e tudo enquanto permanece compatível com portas e cabos USB antigos.

Felizmente, a nova tecnologia será inteligente o bastante para garantir que os dispositivos em cada ponta – e mesmo o cabo – sejam compatíveis com os 100W de potência, para evitar acidentes com choque ou fogo. Isto significa que os cabos USB baratinhos que você compra por aí provavelmente não vão passar no teste, mas tudo bem: com tanta energia passando pelo cabo, melhor ter um modelo mais seguro.

A especificação USB Power Delivery ainda não tem prazo para chegar a novos dispositivos, mas quando chegar, pode substituir ainda mais os carregadores de tomada. [USB via SemiAccurate via Engadget]

Foto por billaday/Flickr