Hoje é o dia mundial do emoji, um “feriado” que aparentemente é importante. Para celebrar, a Apple e o Google compartilharam novos emojis que chegarão ao Android 11 e ao iOS ainda neste ano.

A Apple apresentou à Emojipedia 13 novos emojis, incluindo um dodô; uma boneca matryoshka; uma piñata; um tamale (prato típico mesoamericano parecido com uma pamonha); a aguardada mão de “coxinha”, também conhecida como a “mão italiana”; um bumerangue; um ninja; uma moeda que por alguma razão tem o grafismo “The Crazy Ones”; um coração anatômico; um castor; o símbolo transgênero; chá de bolhas e pulmões.



Todos eles foram aprovados pelo Consórcio Unicode em janeiro como parte do conjunto Emoji 13.0, e provavelmente irão estrear no último semestre deste ano com o iOS 14.

Para não ficar para trás, o Google também mostrou seus 117 novos designs de emoji para o Android 11. De acordo com o 9to5 Google, este conjunto incluirá 62 novos emojis e 55 variações de tom de pele e gênero. Os designs também terão aparência melhor com o modo escuro do Android. Assim como os novos emojis do iOS, o conjunto inclui um ninja, chá de bolhas, um coração anatômico, pulmões, piñata e tamale. Você pode ver o conjunto completo neste link.

Redesign de emojis do Google para 2020Crédito: Google via 9to5 Google

O blog da Emojipedia também lista alguns dos designs clássicos que voltam ao Android 11, como o emoji de sapo, e outros amigos animais, como a cara de porco e o pintinho saindo do ovo, que terão visuais mais similares às suas encarnações de 2013.

Alguns dos animais estão recebendo um design mais “realista” – embora com uma aparência mais amigável – que, segundo o 9to5Google, foi desenvolvido em parceria com o Zoológico Victoria Bug e o Aquário Monterey Bay.

Por alguma razão, o Google está tentando uma espécie de lavagem cerebral para nos fazer pensar que os escorpiões não são aterrorizantes, acrescentando uma carinha feliz no emoji do artrópode.

Tudo isso é bacana, mas somente um retorno entre esses emojis realmente me interessa: o da tartaruga. O Google se desfez de como ela era no Android 8 até agora, mas agora há o retorno em uma versão fofinha.

Depois de uma invasão do Twitter, as intermináveis más notícias sobre coronavírus e as outros reveses da vida, tudo o que precisamos é do sorriso deste emoji de tartaruga.

Emoji de tartarugaCrédito: Emojipedia