A Microsoft anunciou ontem a próxima atualização do Windows 10, chamada Creators Update. Prevista para o começo de 2017, ela quer levar o “3D para todas as pessoas” – mas ela vai bem além disso.

As novidades do Windows 10 Creators Update: Paint em 3D, realidade virtual e mais



O Creators Update vai trazer diversas mudanças para recursos importantes do Windows 10 que acabaram ficando de fora do anúncio oficial ontem. Eis algumas das novidades que já sabemos:

Melhorias nas atualizações: quando você desinstala um app padrão do Windows 10, como o de email, mas atualiza o sistema operacional, o app acaba voltando. Isso não vai mais acontecer: uma vez apagado, o app ficará para sempre longe do seu PC (a não ser que você vá até a Windows Store e baixe novamente, claro).

windows-10-creators-1

Novidades no Microsoft Edge: o navegador do Windows 10 vai ganhar uma opção de “soneca” para abas – elas fecham temporariamente e abrem novamente mais tarde. Além disso, o Edge vai ganhar um novo gerenciador de abas, para facilitar a busca por páginas que você acessou em navegações passadas.

“Blue Light”: um recurso que está aparecendo em diversos sistemas operacionais (como o iOS e o Android), o “Blue Light” é um modo noturno, que visa melhorar a visibilidade da tela durante a noite. É o que fazem apps como o f.lux, e é excelente que isso se torne nativo no sistema.

Notificações no Explorador de Arquivos: um “recurso de educação de produto” vai oferecer informações sobre recursos do Windows dentro do Gerenciador de Arquivos – elas podem ser desativadas.

windows-10-creators-7

Funcionalidades de caneta no Word: vai dar para, por exemplo, riscar uma frase em um documento no Word para ela ser apagada do texto.

Mais controles de Wi-Fi: quando desativar o Wi-Fi, o Windows 10 vai ganhar uma opção para você determinar quando ele vai ser automaticamente reativado, seja dentro de uma hora, ou um dia.

Encaminhamento de SMS no Skype: mais ou menos como é possível enviar SMS a partir do iMessage no macOS, vai dar para encaminhar mensagens de texto a partir do Skype – contanto que você esteja usando o Skype também em um smartphone com Windows 10.

windows-10-creators-2

Melhorias na Central de Ações: o Windows 10 vai ganhar ícones de ações rápidas melhorados, e você vai ter acesso a controles deslizantes para o volume e o brilho da tela diretamente dela.

Melhorias no login por PIN: se você usa uma senha numérica no Windows 10, não vai mais precisar se preocupar se o teclado numérico está ou não ativado, já que o sistema operacional vai sempre considerá-lo ligado quando você estiver digitando o PIN.

windows-10-creators-6

Nova interface para o Windows Defender: a velha cara de app de desktop do Windows Defender vai ser abandonada na próxima atualização do Windows 10 e ele vai ganhar um design mais moderno, mais de acordo com o que a Microsoft faz com seus outros apps na plataforma.

Campeonatos de jogos: quer marcar um campeonato de algum game com seus amigos? O Windows 10 vai permitir isso em jogos que rodam tanto em PCs quanto no Xbox. Personalize e agende uma competição e convide seus amigos.

windows-10-creators-3

Novas opções de cores na interface: em vez de ficar limitado a um punhado de cores de interface, você vai poder escolher entre mais opções a partir de um seletor de cores.

Sincronização entre apps em diferentes dispositivos: a Microsoft vai adicionar à Cortana um recurso para que você consiga sincronizar apps entre diferentes aparelhos, para você abrir as abas do desktop no seu smartphone, por exemplo, com mais facilidade.

windows-10-creators-4

Novidades na Windows Store: a loja do sistema operacional vai ganhar uma nova aba de personalização, além de também começar a vender temas.

Arquivos placeholder no OneDrive: um recurso introduzido no Windows 8.1 exibe arquivos de demonstração no Explorador de Arquivos que representam aqueles que estão na sua conta do OneDrive, mas não foram baixados para o seu notebook. Um novo recurso parecido com esse vai aparecer no Windows 10 Creators Update.

windows-10-creators-5

Barra de contatos: a área de contatos rápidos na barra de tarefas vai facilitar o compartilhamento de conteúdo com essas pessoas.

Bash do Ubuntu: O Windows Subsystem for Linux só tem suporte ao Ubuntu 14.04 nas versões atuais do Windows 10 – isso vai mudar com a nova atualização, que vai adicionar suporte ao Bash do Ubuntu 16.04.

[HowToGeek, Thurrott.com]

Imagens via YouTube/Thurrott.com