A Intel pode ganhar mais um concorrente de peso no mercado de processadores. Segundo a Reuters, a Nvidia deve lançar um chip com a arquitetura ARM nos próximos anos. Espera-se que os componentes da fabricante de placas de vídeo sejam destinados a computadores com Windows, especialmente notebooks.
A aposta dá novos ares à indústria de computadores. Atualmente, o setor possui pouca variedade de fabricantes, se concentrando entre a Intel e a AMD. Além disso, ambas utilizam a arquitetura x86, um padrão do mercado das últimas décadas.
Com a estreia da Nvidia nesse segmento, os consumidores contarão com mais opções de fabricantes. A empresa também pretende seguir os passos da Apple e adotar a arquitetura ARM.
Mas a Nvidia não está sozinha. A Reuters também informou que a AMD pretende lançar processadores com a arquitetura ARM. A expectativa é que as duas empresas anunciem os seus primeiros produtos com a tecnologia em 2025.
ARM: alto desempenho gastando menos energia
Amplamente utilizada em celulares e tablets, a tecnologia ARM começou a se popularizar entre os computadores recentemente. A arquitetura se destaca, principalmente, por oferecer bom desempenho sem gastar muita energia. Um equilíbrio buscado, principalmente, para economizar bateria de notebooks.
Caso o rumor se concretize, a Nvidia e a AMD poderão explorar esse benefício para expandir a sua lista de clientes. Além disso, as empresas caminharão ao lado da Qualcomm na missão de popularizar o ARM no Windows, que ainda é bem tímido.
Do lado da Apple, todos os computadores lançados desde 2020 já contam com a nova arquitetura. Principalmente os MacBooks, que se destacam pela bateria com autonomia invejável.
Para você ter uma ideia, leitor, meu antigo MacBook Air (2020) com Apple M1 passava cerca de nove horas fora da tomada com facilidade. Enquanto isso, o meu notebook Dell Inspiron 5510, com Intel Core i5, nunca ultrapassou a marca de seis horas de autonomia, mesmo com uso menos intenso e no modo de economia.
Snapdragon X Elite tem consumo de energia quase 70% menor
A Qualcomm apresentou, nesta terça-feira (24), o Snapdragon X Elite. Voltado para computadores, o lançamento promete ser até duas vezes mais rápido que os processadores com arquitetura x86. O componente também é 68% mais eficiente que seus concorrentes.
Produzido em um processo de 4 nanômetros, o chip possui doze núcleos de até 3,8 GHz. A fabricante ressalta que o processador é capaz de rodar modelos generativos de inteligência artificial com mais de 13 bilhões de parâmetros no próprio dispositivo. Ele também suporta até 64 GB de memória RAM LPDDR5X.
“PCs com Snapdragon X Elite são esperados para meados de 2024”, informar a Qualcomm.