Esta espécie extinta de tartaruga pesava meia tonelada, media um metro e meio de largura e lembrava bastante um certo vilão da Nintendo.

O nariz parecido com um focinho de cachorro, os chifres, a boca que parecia um bico, o tamanho relativamente enorme… O seu nome oficial é Meiolania platyceps, mas poderia até ser Meiolania Bowserus, tamanha a sua semelhança com o antagonista principal do Mario. 

Eu sei, eu sei: Bowser e os seus Koopas foram mesmo desenhados para se parecerem com tartarugas. Mas a semelhança com esta aqui vai além. Acho que são os chifres. E especialmente os olhos. Esses olhos angulares do mal

A Meiolania platyceps foi notícia semana passada graças a uma descoberta de um grupo de paleontólogos australianos. Segundo eles, a tartaruga fazia parte de uma espécie que se extinguiu há apenas 3.000 anos, ao contrário dos 50.000 anos que antes se acreditava. 

Como é frequentemente o caso em relação aos animais que entraram em extinção no período que se estende desde os primeiros humanos que aprenderam a caminhar só com as pernas até hoje, acredita-se que a causa mais provável do seu desaparecimento da face da Terra tenha sido a caça. [Wired]